Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64326
Tipo: Dissertação
Título: Do tempo dos antigos aos tempos atuais: um estudo através de narrativas memoriais da história do quilombo de queimadas em Crateús – Ceará
Título em inglês: From the time of the ancients to the current times: a study through memorial narratives of the history of the quilombo de queimadas in Crateús - Ceará
Autor(es): Silva, Francisca Maria Bezerra da
Orientador: Lopes, Monalisa Soares
Palavras-chave: Quilombola;Escola;Identidade;Memória
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Francisca Maria Bezerra da. Do tempo dos antigos aos tempos atuais: um estudo através de narrativas memoriais da história do quilombo de queimadas em Crateús – Ceará. Orientadora: Monalisa Soares Lopes. 2021. 60 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A finalidade desse trabalho foi realizar um estudo, pela via da memória, da história do Quilombo de Queimadas, localizado no município de Crateús-Ceará. O trabalho tem suas análises e reflexões desenvolvidas em torno de temáticas como identidade, território, etnicidade, educação, organização quilombola, dentre outros termos, entrelaçados por relatos orais colhidos na pesquisa de campo. Além deste material, recorremos a documentos oficiais, de reconhecimento e autoidentificação quilombola expedidos pela Fundação Cultural Palmares e pelo INCRA – Instituto Nacional de Reforma Agrária. A reconstituição dessa história social recuperou relatos orais dos sujeitos mais velhos do quilombo e também dos sujeitos mais jovens, com idades entre 8 e 27 anos. Os relatos compõem um quadro que evidencia a luta desse povo para sobreviver na terra e dali retirar o sustento de seus descendentes, bem como manter através das novas gerações de remanescentes do quilombo, a firmeza da luta quilombola por organização e direito a ter seu território, espaço de vivência e de sobrevivência. A negação de uma educação contextualizada às experiências dessa comunidade, algo garantido por lei, é outro elemento relevante para discussão que emerge dos relatos dos jovens. Essa pesquisa, documental e de campo, deu origem a uma cartilha pedagógica, registrando a história e a memória quilombola. A cartilha é um subsídio didático para contribuir nas aulas de Sociologia do Ensino Médio, da escola pública, principalmente na escola José de Araújo Veras, localizada no distrito de Queimadas onde está situado o quilombo
Abstract: The purpose of this work was to carry out a study, through memory, of the history of the Quilombo de Queimadas, located in the municipality of Crateús-Ceará. The work has its analyzes and reflections developed around themes such as identity, territory, ethnicity, education, quilombola organization, among other terms, intertwined by oral reports collected in the field research. In addition to this material, we resorted to official documents, recognition and quilombola self-identification issued by the Palmares Cultural Foundation and by INCRA – National Institute of Agrarian Reform. The reconstitution of this social history recovered oral reports from the older subjects of the quilombo and also from the younger subjects, aged between 8 and 27 years. The reports make up a picture that highlights the struggle of these people to survive on the land and earn their descendants' livelihood from there, as well as to maintain, through the new generations of quilombo remnants, the firmness of the quilombola struggle for organization and the right to have their territory, living and survival space. The denial of education contextualized to the experiences of this community, something guaranteed by law, is another relevant element for the discussion that emerges from the reports of the young people. This research, documentary and field, gave rise to a pedagogical booklet, recording quilombola history and memory. The booklet will it’s a didactic subsidy to contribute to high school sociology classes at public schools, mainly at the José de Araújo Veras school, located in the district of Queimadas where the quilombo is located
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64326
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_fmbsilva.pdf456,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.