Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
Título en inglés: Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build the engagement teacher’s work mandala
Autor : Feitosa, Raphael Alves
Abílio, Francisco José Pegado
Palabras clave : Environmental Education;Historic-Critical Pedagogy;Mandala;Educação Ambiental;Pedagogia Histórico-Crítica;Mandala
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Ciências & Cognição
Citación : FEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 155-170, 2014.
Resumen en portugués brasileño: O texto analisa as possibilidades que a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) pode trazer para a educação ambiental, apresentando como contribuição relevante para o tema trabalhado a perspectiva de se enfatizar o lado crítico da educação ambiental (EA), considerando como basilar os aspectos sociais, políticos e culturais da educação, buscando uma relação metabólica sustentável entre ser humano e natureza. Como mote gerador, o artigo traz como enredo construtivo a mandala, síntese dialética de múltiplas determinações, baseada em seis aspectos que articulam a PHC e a EA: Marxismo; PHC; educação ambiental; transformação social; Didática; Político-Pedagógico. Como contribuição da PHC para a EA crítica, o texto aponta, em âmbito epistemológico, o materialismo histórico-dialético como arcabouço filosófco; em âmbito político, a ação pedagógica dos educadores ambientais; e em âmbito didático engloba os aspectos didáticos da PHC.
Abstract: The paper discusses the possibiliti es that the Historical-Criti cal Pedagogy (PHC) can bring environmental educati on, showing how important contributi on to this subject perspecti ve to emphasize the criti cal side of environmental educati on (EE), which considers it as the basic social, politi cal and cultural educati on, seeking a sustainable metabolic relati on between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructi ve plot as the mandala, dialecti cal synthesis of multi ple determinati ons, based on six aspects that arti culate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental educati on; social transformati on; Curriculum; Politi cal and Pedagogical. As a contributi on of PHC to criti cal EE, the text points: the epistemological framework, the historical and dialecti cal materialism as a philosophical framework, the politi cal level of the pedagogical acti on of environmental educators; didacti c framework covers the didacti c aspects of PHC.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DBIO - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_rafeitosa.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.