Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorAbílio, Francisco José Pegado-
dc.date.accessioned2022-03-03T14:11:01Z-
dc.date.available2022-03-03T14:11:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 155-170, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236-
dc.description.abstractThe paper discusses the possibiliti es that the Historical-Criti cal Pedagogy (PHC) can bring environmental educati on, showing how important contributi on to this subject perspecti ve to emphasize the criti cal side of environmental educati on (EE), which considers it as the basic social, politi cal and cultural educati on, seeking a sustainable metabolic relati on between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructi ve plot as the mandala, dialecti cal synthesis of multi ple determinati ons, based on six aspects that arti culate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental educati on; social transformati on; Curriculum; Politi cal and Pedagogical. As a contributi on of PHC to criti cal EE, the text points: the epistemological framework, the historical and dialecti cal materialism as a philosophical framework, the politi cal level of the pedagogical acti on of environmental educators; didacti c framework covers the didacti c aspects of PHC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCiências & Cogniçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectHistoric-Critical Pedagogyen
dc.subjectMandalaen
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectMandalapt_BR
dc.titleEducação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto analisa as possibilidades que a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) pode trazer para a educação ambiental, apresentando como contribuição relevante para o tema trabalhado a perspectiva de se enfatizar o lado crítico da educação ambiental (EA), considerando como basilar os aspectos sociais, políticos e culturais da educação, buscando uma relação metabólica sustentável entre ser humano e natureza. Como mote gerador, o artigo traz como enredo construtivo a mandala, síntese dialética de múltiplas determinações, baseada em seis aspectos que articulam a PHC e a EA: Marxismo; PHC; educação ambiental; transformação social; Didática; Político-Pedagógico. Como contribuição da PHC para a EA crítica, o texto aponta, em âmbito epistemológico, o materialismo histórico-dialético como arcabouço filosófco; em âmbito político, a ação pedagógica dos educadores ambientais; e em âmbito didático engloba os aspectos didáticos da PHC.pt_BR
dc.title.enEnvironmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build the engagement teacher’s work mandalapt_BR
Aparece nas coleções:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_rafeitosa.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.