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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As teorias sobre o “professor reflexivo” e suas possibilidades para a formação docente na área de Ciências da Natureza
Título em inglês: Theories on “reflective teacher” and possibilities for teacher education in the area of natural sciences
Autor(es): Feitosa, Raphael Alves
Bodião, Idevaldo da Silva
Palavras-chave: Professor reflexivo;Formação de professores;Teoria crítica;Ensino de ciências;Reflective teacher;Teacher education;Critical theory;Science education
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entreideias
Citação: FEITOSA, Raphael Alves; BODIÃO, Idevaldo da Silva. As teorias sobre o “professor reflexivo” e suas possibilidades para a formação docente na área de Ciências da Natureza. Revista Entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 185-199, jan./jun. 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar criticamente as teorias sobre o “professor reflexivo”, bem como discutir as possibilidades que as mesmas trazem para a formação docente na área de Ciências da Natureza. Para tan-to, foi escolhida como metodologia a análise bibliográfica de algumas obras relacionadas à temática (ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE, 2003; GIROUX, 1992; LIBÂNEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). A análise indicou que o conceito que surgiu na década de 80 sofreu diversas reformulações teóricas ao longo das últimas décadas, passando por aspectos individualistas, por proposições de ação coletiva e encontrou alguns pres-supostos das teorias críticas. No que diz respeito ao ensino de Ciências da Natureza, destaca-se a categoria do professor como um intelectual, a qual traz possibilidades interessantes para a formação inicial, com ênfase no estágio supervisionado, e para a formação continuada, com proposta de formação no espaço da própria escola. Por fim, defende-se uma possibilidade ímpar para a formação contínua na e para a escola, é o momento reservado ao planeja-mento escolar, como legitimado pela Lei Federal n. 11.738
Abstract: the aim of this paper is to critically analyze theories about the “reflective teacher” as well as discuss the possibilities that they bring to teacher training in the area of natural sciences. Therefore, it was chosen as the methodology literature review of some works related to the theme (ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE, 2003; GIROUX, 1992; LIBÂ-NEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). The analysis indicated that the concept emerged in the ‘80s has undergone several theoretical reformulations over the last decades, through individualistic aspects, proposals for collec-tive action and found some assumptions of critical theories. With regard to the teaching of natural sciences, there is the category of the teacher as an intellectual, which brings interesting possibilities for initial training, with emphasis on supervised practice, and continuing education, with training proposal in space the school itself. Finally, it is argued odd one possibility for the formation and continued on to school, the time is reserved for school planning, as legitimized by the Brazilian Federal Law Nº 11,738
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64227
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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