Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorBodião, Idevaldo da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-03T12:25:25Z-
dc.date.available2022-03-03T12:25:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFEITOSA, Raphael Alves; BODIÃO, Idevaldo da Silva. As teorias sobre o “professor reflexivo” e suas possibilidades para a formação docente na área de Ciências da Natureza. Revista Entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 185-199, jan./jun. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64227-
dc.description.abstractthe aim of this paper is to critically analyze theories about the “reflective teacher” as well as discuss the possibilities that they bring to teacher training in the area of natural sciences. Therefore, it was chosen as the methodology literature review of some works related to the theme (ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE, 2003; GIROUX, 1992; LIBÂ-NEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). The analysis indicated that the concept emerged in the ‘80s has undergone several theoretical reformulations over the last decades, through individualistic aspects, proposals for collec-tive action and found some assumptions of critical theories. With regard to the teaching of natural sciences, there is the category of the teacher as an intellectual, which brings interesting possibilities for initial training, with emphasis on supervised practice, and continuing education, with training proposal in space the school itself. Finally, it is argued odd one possibility for the formation and continued on to school, the time is reserved for school planning, as legitimized by the Brazilian Federal Law Nº 11,738pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entreideiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectReflective teacherpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectCritical theorypt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.titleAs teorias sobre o “professor reflexivo” e suas possibilidades para a formação docente na área de Ciências da Naturezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é analisar criticamente as teorias sobre o “professor reflexivo”, bem como discutir as possibilidades que as mesmas trazem para a formação docente na área de Ciências da Natureza. Para tan-to, foi escolhida como metodologia a análise bibliográfica de algumas obras relacionadas à temática (ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE, 2003; GIROUX, 1992; LIBÂNEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). A análise indicou que o conceito que surgiu na década de 80 sofreu diversas reformulações teóricas ao longo das últimas décadas, passando por aspectos individualistas, por proposições de ação coletiva e encontrou alguns pres-supostos das teorias críticas. No que diz respeito ao ensino de Ciências da Natureza, destaca-se a categoria do professor como um intelectual, a qual traz possibilidades interessantes para a formação inicial, com ênfase no estágio supervisionado, e para a formação continuada, com proposta de formação no espaço da própria escola. Por fim, defende-se uma possibilidade ímpar para a formação contínua na e para a escola, é o momento reservado ao planeja-mento escolar, como legitimado pela Lei Federal n. 11.738pt_BR
dc.title.enTheories on “reflective teacher” and possibilities for teacher education in the area of natural sciencespt_BR
Aparece nas coleções:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_rafeitosa.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.