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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64088
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sociabilidades juvenis: conflitos e desigualdades socioespaciais – escola de ensino médio público regular e profissionalizante |
Título em inglês: | Youth sociabilities: socio-spatial conflicts and inequalities - regular and professional public high school |
Autor(es): | Sancho, Denilson Feitosa |
Orientador: | Barreira, César |
Palavras-chave: | Sociabilidades;Desigualdades sociais;Conflitos;Juventudes |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SANCHO, Denilson Feitosa. Sociabilidades juvenis: conflitos e desigualdades socioespaciais – escola de ensino médio público regular e profissionalizante. Orientador: César Barreira. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar o universo das sociabilidades juvenis e explorar as possíveis desigualdades sociais e consequências delas, configurando conflitos na escola, baseando-se no panorama teórico educativo das juventudes e suas vivências no contexto do Ensino Médio público, nos estabelecimentos de ensino no Brasil, especificamente na região metropolitana de Fortaleza e maciço de Baturité no estado Ceará. Foi realizada uma pesquisa de campo, no primeiro momento, de forma presencial, com observações participante na escola de modelo regular E. E. M. Dr. Brunilo Jacó e E. E. E. P. Prof. José Ivanilton Nocrato e, depois, de forma remota, coletando dados dos estudantes através da aplicação de questionários semiestruturados, executando grupos focais e roda de conversa. Além disso, foram examinadas informações para materializar consubstancialmente a pesquisa com relatos individuais que englobam grupos juvenis, perpassando por contextos escolares que dão contornos às violências entre jovens nas respectivas instituições estudadas. Observou-se ainda que as diferenças entre o modelo regular e o profissionalizante, no sistema de políticas públicas educacionais no Ceará, mediado pelo recorte das duas escolas, fazem parte de um quadro complexo de iniquidades sociais, isto é, essa assimetria é um território fértil para conflitos em meio às peculiaridades culturais das juventudes e suas sociabilidades no espaço escolar aqui pesquisado. Como intervenção pedagógica, propôs-se para que as escolas pudessem construir juntamente aos seus conselhos escolares, instituições parceiras e à comunidade nos territórios em que estão inseridas um espaço democrático de decisões, como observatório de escuta e acolhimento permanente, propiciando múltiplos debates intersetoriais e interdisciplinares constantes sobre conflitos, promovendo mediações e oportunizando formação contínua de um ambiente escolar para a cultura da comunicação não violenta e convívio com as diferenças sociais e culturais. |
Abstract: | In this work I aim to analyze the universe of youth sociabilities and explore the possible social inequalities and consequences of them, creating conflicts in school. This study was based on the educational theoretical panorama of the youth and their experiences in the context of public high school, at educational institutions in Brazil, specifically in the metropolitan region of Fortaleza and in the Baturité massif both in the State of Ceará. I conducted a field research, at first presentially through participant observations at the Dr. Brunilo Jacó Regular Model School and Prof. José Ivanilton Nocrato Preparatory School, and thereafter remote data colelction of the students through application of semi-structured questionnaires, and also focal groups and round of conversations. I examined the information to consubstantially materialize the research with individual accounts that encompass youth groups, running through school contexts that give outlines to violence among young people in thei schools. I observed that the differences between the regular model and the professional institution, in the system of public educational policies in Ceará, mediated by the cutting of the two schools, are part of a complex framework of social inequities, once that asymmetry is a fertile territory for conflicts amid the cultural peculiarities of the youth and their sociabilities in the school spaces researched here. As a pedagogical intervention, I proposed that schools should be able to build together with their councils, partner institutions and the community in the territories where schools are located, a democratic area of decision-making as a permanent listening observatory and permanent host, promoting multiple continuous inter-sectoral and interdisciplinary discussions on conflicts, promoting mediation and timely continuous formation of a school environment for the culture of non-violent communication and coexistence with social and cultural differences. |
Descrição: | Dissertação |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64088 |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
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