Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64067
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação
Autor(es): Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
David, Kátia Cilene
Pontes, Valdecy de Oliveira
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Variação linguística;Desenvolvimento da oralidade;Gêneros cómics e canções;Programa Residência Pedagógica – CAPES/UFC;Multiletramento
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: PONTES, Valdecy de Oliveira; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do; DAVID, Kátia Cilene. Apresentação. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 2-3, jan. 2022.
Resumo: Este número semestral da revista eletrônica do Geppele encerra as edições referentes ao ano de 2021. Com temática livre, esta edição brinda o seu leitor com artigos sobre questões diversas, relacionadas ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e, ainda, traz o relato de duas experiências de regência de sala de aula, no contexto do Programa Residência Pedagógica. Compõem esta edição seis artigos de autoria de alunos e professores dos cursos de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. O primeiro artigo, de autoria de Maria Valdênia Falcão do Nascimento e de Maria Gelciana Silva Abreu, descreve uma experiência do estágio supervisionado em uma escola pública de Fortaleza, com foco na utilização de recursos lúdicos como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira – E/LE. A prática de regência forma parte do Programa Residência Pedagógica, para a formação inicial na carreira de professor, no curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. O segundo artigo, de autoria de Dara Hanna Santiago Silva e Germana da Cruz Pereira, trata da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola, no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Ao longo do artigo, as autoras propõem um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e, ao final, apresentam um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64067
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_mvfnascimentokcdavid.pdf62,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.