Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64067
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Apresentação |
Authors: | Nascimento, Maria Valdênia Falcão do David, Kátia Cilene Pontes, Valdecy de Oliveira |
Keywords: | Estágio supervisionado;Variação linguística;Desenvolvimento da oralidade;Gêneros cómics e canções;Programa Residência Pedagógica – CAPES/UFC;Multiletramento |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citation: | PONTES, Valdecy de Oliveira; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do; DAVID, Kátia Cilene. Apresentação. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 2-3, jan. 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este número semestral da revista eletrônica do Geppele encerra as edições referentes ao ano de 2021. Com temática livre, esta edição brinda o seu leitor com artigos sobre questões diversas, relacionadas ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e, ainda, traz o relato de duas experiências de regência de sala de aula, no contexto do Programa Residência Pedagógica. Compõem esta edição seis artigos de autoria de alunos e professores dos cursos de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. O primeiro artigo, de autoria de Maria Valdênia Falcão do Nascimento e de Maria Gelciana Silva Abreu, descreve uma experiência do estágio supervisionado em uma escola pública de Fortaleza, com foco na utilização de recursos lúdicos como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira – E/LE. A prática de regência forma parte do Programa Residência Pedagógica, para a formação inicial na carreira de professor, no curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. O segundo artigo, de autoria de Dara Hanna Santiago Silva e Germana da Cruz Pereira, trata da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola, no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Ao longo do artigo, as autoras propõem um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e, ao final, apresentam um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64067 |
ISSN: | 2318-0099 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_art_mvfnascimentokcdavid.pdf | 62,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.