Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63974
Tipo: Artigo de Evento
Título: Proposta de implantação do sistema de gestão integrada em uma empresa de construção naval
Autor(es): Menezes, Valder Rodrigues de
Albertin, Marcos Ronaldo
Palavras-chave: Sistema de gestão integrado;Gestão da qualidade;Gestão ambiental;Gestão de saúde e segurança do trabalho;Abordagem por processos
Data do documento: 2007
Citação: MENEZES, Valder Rodrigues de; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Proposta de implantação do sistema de gestão integrada em uma empresa de construção naval. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XIV., 05 a 07 nov. 2007, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2007.
Resumo: Este estudo buscou desenvolver uma proposta para aplicação de Sistema de Gestão Integrada (SGI) de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho e responsabilidade social em um estaleiro de grande porte. A metodologia foi baseada nas diretrizes contidas na NBR ISO 9001:Sistema de Gestão da Qualidade, na NBR ISO 14001:Sistema de Gestão Ambiental, OHSAS 18001:Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho e SA 8000:Responsabilidade Social. Foram mapeados os processos da empresa e identificados os requisitos do SGI. Em outro plano buscou-se analisar a distribuição dos requisitos versus processos. Observa-se que cada processo está relacionado a muitos requisitos nos quais se refletem em outros processos e se complementam. Existem requisitos comuns nas normas que podem ser tratados conjuntamente. A pesquisa proporcionou a visão integrada e as respectivas responsabilidades por processos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63974
ISSN: 1809-7189
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_eve_vrmenezes.pdf221,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.