Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63972
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de polígonos de Brahmagupta com o amparo do software Geogebra: um contributo da engenharia didática
Título em inglês: Teaching Brahmagupta polygons with the support of the software Geogebra: a contribution from didatic engineering
Autor(es): Maia, Beatriz Maria Pereira
Orientador: Alves, Francisco Régis Vieira
Palavras-chave: Matemática - Índia - história;Teoria das situações didáticas;Mathematics - India - history;Theory of didactic Situations
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: MAIA, Beatriz Maria Pereira. O ensino de polígonos de Brahmagupta com o amparo do software Geogebra: um contributo da engenharia didática. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A disciplina de História da Matemática tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da Matemática a partir dos estudos de civilizações antigas. Para isso, os docentes se deparam com o desafio de transmitir tais conceitos matemáticos de forma que a aula se torne interessante e motivadora. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um produto educacional que norteei o docente para o ensino de Polígonos de Brahmagupta de modo a abrir caminhos para a utilização de software de geometria dinâmica que contribua para a edificação do pensamento matemático do aluno, estimulando a reflexão e a criação de conjecturas com o seu manuseio. Com o intuito de alcançar o referido objetivo, foi adotada como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática em suas duas fases iniciais, sendo elas, análise preliminar o qual realizou-se uma revisão na literatura e nos ementários de três universidades Fortaleza; e a análise a priori, cujo foram elaboradas, a partir da dialética da Teoria das Situações Didáticas, cinco sequências didáticas que direcionam o docente para a sua utilização em sala de aula. Conclui-se, conforme a análise dos ementários das universidades que tais conceitos não são trabalhados de forma aprofundada e que aproximadamente 0,13% das produções acadêmicas que tratam sobre os Polígonos de Brahmagupta não apontam caminhos metodológicos para o seu ensino, ressaltando assim a importância de um material que possa colaborar com a formação inicial do professor de Matemática. Busca-se, com esse estudo, contribuir com futuras pesquisas atreladas a promoção do ensino de conceitos históricos matemáticos.
Abstract: The subject of History of Mathematics aims to present the development of Mathematics from the studies of ancient civilizations. For this, teachers are faced with the challenge of transmitting such mathematical concepts so that the class becomes interesting and motivating. In this sense, this research aims to present an educational product that guided the teacher to teach Brahmagupta Polygons in order to open paths for the use of dynamic geometry software that contributes to the building of the student's mathematical thinking, stimulating the reflection and the creation of conjectures with its handling. In order to achieve this objective, Didactic Engineering was adopted as a research methodology in its two initial phases, namely, a preliminary analysis, which carried out a review of the literature and review of three universities in Fortaleza; and the a priori analysis, which were elaborated, from the dialectics of the Theory of Didactic Situations, five didactic sequences that guide the teacher for its use in the classroom. It can be concluded, according to the analysis of the university menus that such concepts are not worked in depth and that approximately 0.13% of academic productions dealing with the Brahmagupta Polygons do not point out methodological paths for their teaching, thus highlighting the importance of material that can collaborate with the initial formation of the Mathematics teacher. The aim of this study is to contribute to future research linked to the promotion of the teaching of historical mathematical concepts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63972
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_bmpmaia.pdfDissertação2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2021_pe_bmpmaia.pdfProduto educacional6,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.