Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63960
Type: TCC
Title: Luz e cor: uma proposta de sequência didática para o ensino de Ciências em nível fundamental
Authors: Gomes, Carlos Breno Moura
Advisor: Almeida, Carlos Alberto Santos de
Co-advisor: Miguez, Maria Luiza
Keywords: Physics Toolbox;Sistema RGB;Íon-hidrogênio - Concentração;Interdiciplinaridade;Aprendizagem Baseada em Problemas
Issue Date: 2022
Citation: GOMES, C. B. M. Luz e cor: uma proposta de sequência didática para o ensino de Ciências em nível fundamental. 67 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho propõe-se a conceber uma sequência didática calcada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e numa abordagem de interdisciplinaridade destinada aos anos finais do ensino fundamental para a disciplina de ciências visando principalmente reforçar a literatura dedicada a esse público, o ensino e a propagação da palavra e do fazer científico em nossas escolas, em especial as públicas. Além disso, o mesmo visa servir sempre aos interesses propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos no ensino das ciências básicas. O tema central é medição de pH de soluções utilizando duas ferramentas do aplicativo “Physics Toolbox”: Detector de Cor e Gerador de Cor, e a potencialidade do extrato de repolho roxo em mudar sua coloração quando em contato com soluções ácidas e básicas. Com essas ferramentas em mãos confeccionamos uma escala de pH a partir de elementos relativamente simples de encontrar em nosso cotidiano. A sequência divide-se em três momentos, cada qual norteado por atividades propostas para serem realizadas pelos alunos, duas de experimentação e uma de observação. Para cada aula existe um plano de aula associado e todos os experimentos, seus preparos, condições e imagens de realização seguem anexadas aos mesmos.
Abstract: The present work proposes to design a didactic sequence based on Problem-Based Learning (PBL) and an interdisciplinarity approach aimed at the final years of elementary school for the science discipline, mainly aiming to reinforce the literature dedicated to this public, teaching and the propagation of the word and scientific practice in our schools, especially public ones. In addition, it always aims to serve the interests proposed by the Base Nacional Comum Curricula (BNCC) and the skills to be developed by students in the teaching of basic sciences. The central theme is pH measurement of solutions using two tools from the “Physics Toolbox” application: Color Detector and Color Generator, and the potential of red cabbage extract to change its color when in contact with acidic and basic. With these tools in hand, we made a pH scale from relatively simple elements to find in our daily lives. The sequence is divided into three moments, each guided by activities proposed to be carried out by the students, two of experimentation and one of observation. For each class there is an associated lesson plan and all experiments, their preparations, conditions and realization images are attached to them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63960
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_cbmgomes.pdf6,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.