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Tipo: TCC
Título : A supervisão de estágio e a sua importância para a formação do futuro docente
Autor : Souza, Letícia Sampaio de
Tutor: Verola, Christiano Franco
Palabras clave : Estágio supervisionado;Docência – supervisão em estágio;Docência – características
Fecha de publicación : 2022
Citación : SOUZA, Letícia Sampaio de. A supervisão de estágio e a sua importância para a formação do futuro docente. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O estágio supervisionado é uma atividade que consta em todos os cursos de licenciatura. Visto por muitos como apenas uma parte burocrática do curso, é de extrema importância para o desenvolvimento profissional do futuro docente. Diante disso, uma figura de grande importância nesse processo é o Professor Supervisor, que estará com o aluno por todo seu percurso no estágio. O objetivo geral é entender como a contribuição do Professor Supervisor, durante o Estágio Supervisionado, pode influenciar no desenvolvimento e formação como futuro professor biólogo. Os objetivos específicos são: avaliar como o vínculo entre professor supervisor e estagiário contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem profissional do estudante e identificar as características necessárias ao exercício/atividade de um professor supervisor. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário para estudantes de Ciências Biológicas, que realizaram no mínimo três estágios supervisionados de licenciatura, por meio desse questionário as respostas foram analisadas e estudadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o supervisor e o estagiário são sujeitos ativos do processo educativo, responsáveis tanto por ensinar como por aprender um ao outro, atores do saber-fazer exigidos pela docência, atividade fundamental para a formação de qualquer profissão.
Abstract: The supervised internship is an activity which appears in all of the teaching courses. Viewed by many as only a burocractic bit of the course, is of extreme importance for the professional development of the future teacher. That being said, a figure of great importance in this process is the Supervisor Teacher, who will be with the student during all of the route in the internship. The main objective is to understand how the contribution of a supervisor teacher, during the supervised internship, can bias the development and the formation of the future biology teacher. The specific objectives are: to evaluate how the bond between supervisor and intern cooperate to the development of the student and their professional learning and to distinguish which are the necessary skills to the exercise/activity of the supervisor teacher. The research is described as descriptive and exploratory, with a qualitative approach. It resorted to questionnaires as an instrument to collect data in students of Biology Sciences, that had to have done three supervised teaching internship minimums, through the questionnaire the answers were analyzed and studied via content analysis. The results displayed that the supervisor and intern are active subjects of the education process, responsible for teaching and as of learning one another, actors of knowing-doing required by the teaching, fundamental activity for the formation of any occupation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63925
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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