Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63916
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Tecnologia educacional para promoção da autoeficácia dos pais no controle da asma infantil |
Título en inglés: | Educational technology for promoting parental self-efficacy in controlling childhood asthma |
Autor : | Lima, Kamila Ferreira Dias, Ana Jéssica Lopes Alves, Ana Karen de Sousa Furtuoso, Francisco Mateus Rodrigues Serra, Thais de Queiroz Abreu, Victórya Suéllen Maciel Barbosa, Lorena Pinheiro |
Palabras clave : | Autoeficácia;Asma;Tecnologia Educacional;Educação em Saúde;Enfermagem |
Fecha de publicación : | feb-2022 |
Editorial : | Rev. Rene |
Citación : | LIMA, Kamila Ferreira et al. Tecnologia educacional para promoção da autoeficácia dos pais no controle da asma infantil. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71588, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71588/218160. Acesso em: 14 fev. 2022 |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: verificar a autoeficácia de pais e cuidadores no controle da asma infantil, antes e depois de intervenção educativa e associar os escores com os fatores sociodemográficos. Métodos: estudo quase-experimental, com 65 pais e cuidadores de crianças com asma. Utilizou-se a escala Self- Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control - versão brasileira antes e 30 dias depois da intervenção com a leitura da cartilha “Você é capaz de controlar a asma da sua criança – vamos aprender juntos?”. Para análise, realizaram-se os testes estatísticos Qui-quadrado de McNemar e Wilcoxon. Resultados: após 30 dias, o efeito da intervenção demonstrou significância estatística entre os escores de autoeficácia elevada e as variáveis: estado civil (Odds Ratio: 2,6;p≤0,001), renda familiar (Odds Ratio: 3,4; p≤0,001) e benefício do Programa Bolsa Família (Odds Ratio: 2,9;p≤0,001). Conclusão: a cartilha educativa mostrou-se eficaz no aumento da autoeficácia de pais e cuidadores no controle e manejo da asma infantil. |
Abstract: | Objective: to verify the self-efficacy of parents and caregivers in controlling childhood asthma before and after an educational intervention and to associate the scores with sociodemographic factors. Methods: quasi-experimental study, with 65 parents and caregivers of children with asthma. The Self-Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control scale – Brazilian version – was used before and 30 days after the intervention with the reading of the booklet “Are you able to control your child’s asthma – let’s learn together?” For the analysis, McNemar’s Chi-square and Wilcoxon statistical tests were used. Results: after 30 days, the effect of the intervention demonstrated statistical significance between high self-efficacy scores and the following variables: marital status (Odds Ratio:2.6; p≤0.001), family income (Odds Ratio: 3.4; p≤0.001) and Bolsa Família Program benefit (Odds Ratio:2.9; p≤0.001). Conclusion: the educational booklet was shown to be effective in increasing the self-efficacy of parents and caregivers in the control and management of childhood asthma. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63916 |
ISSN : | 2175-6783 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_art_kflima.pdf | 347,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.