Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Kamila Ferreira | - |
dc.contributor.author | Dias, Ana Jéssica Lopes | - |
dc.contributor.author | Alves, Ana Karen de Sousa | - |
dc.contributor.author | Furtuoso, Francisco Mateus Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Serra, Thais de Queiroz | - |
dc.contributor.author | Abreu, Victórya Suéllen Maciel | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Lorena Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T17:20:24Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T17:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Kamila Ferreira et al. Tecnologia educacional para promoção da autoeficácia dos pais no controle da asma infantil. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71588, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71588/218160. Acesso em: 14 fev. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63916 | - |
dc.description.abstract | Objective: to verify the self-efficacy of parents and caregivers in controlling childhood asthma before and after an educational intervention and to associate the scores with sociodemographic factors. Methods: quasi-experimental study, with 65 parents and caregivers of children with asthma. The Self-Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control scale – Brazilian version – was used before and 30 days after the intervention with the reading of the booklet “Are you able to control your child’s asthma – let’s learn together?” For the analysis, McNemar’s Chi-square and Wilcoxon statistical tests were used. Results: after 30 days, the effect of the intervention demonstrated statistical significance between high self-efficacy scores and the following variables: marital status (Odds Ratio:2.6; p≤0.001), family income (Odds Ratio: 3.4; p≤0.001) and Bolsa Família Program benefit (Odds Ratio:2.9; p≤0.001). Conclusion: the educational booklet was shown to be effective in increasing the self-efficacy of parents and caregivers in the control and management of childhood asthma. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev. Rene | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Asma | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Tecnologia educacional para promoção da autoeficácia dos pais no controle da asma infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: verificar a autoeficácia de pais e cuidadores no controle da asma infantil, antes e depois de intervenção educativa e associar os escores com os fatores sociodemográficos. Métodos: estudo quase-experimental, com 65 pais e cuidadores de crianças com asma. Utilizou-se a escala Self- Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control - versão brasileira antes e 30 dias depois da intervenção com a leitura da cartilha “Você é capaz de controlar a asma da sua criança – vamos aprender juntos?”. Para análise, realizaram-se os testes estatísticos Qui-quadrado de McNemar e Wilcoxon. Resultados: após 30 dias, o efeito da intervenção demonstrou significância estatística entre os escores de autoeficácia elevada e as variáveis: estado civil (Odds Ratio: 2,6;p≤0,001), renda familiar (Odds Ratio: 3,4; p≤0,001) e benefício do Programa Bolsa Família (Odds Ratio: 2,9;p≤0,001). Conclusão: a cartilha educativa mostrou-se eficaz no aumento da autoeficácia de pais e cuidadores no controle e manejo da asma infantil. | pt_BR |
dc.title.en | Educational technology for promoting parental self-efficacy in controlling childhood asthma | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_art_kflima.pdf | 347,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.