Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63841
Type: TCC
Title: Uma abordagem interdisciplinar sobre o spin
Authors: Machado, Laura Elaidy da Silva
Advisor: Almeida, Carlos Alberto Santos de
Keywords: Spin;Elétron;Interdisciplinaridade;Tecnologia;Ensino de Física;Ensino de Química
Issue Date: 2022
Citation: MACHADO, L. E. S. Uma abordagem interdisciplinar sobre o spin. 2022. 70 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Dentro da nossa realidade complexa e multifacetada, tentamos contextualizar as numerosas informações desarticuladas que recebemos e integrá-las em uma percepção geral do mundo que nos cerca. Todavia, tanto a produção como o ensino de conhecimentos científicos dão ênfase na hiperespecialização, compartimentando cada vez mais os saberes. O resultado desse processo é a formação de indivíduos que compreendem fragmentos isolados da realidade sem aptidão para interligá-los. Nesse contexto, a interdisciplinaridade surge com a proposta de superar a fragmentação e estabelecer relações entre conhecimentos. O presente trabalho começa apresentando as origens e definições da interdisciplinaridade, evidenciando sua importância dentro dos documentos oficiais da educação brasileira. Nos capítulos seguintes, tomaremos o spin do elétron como objeto de estudo interdisciplinar, contextualizando sua descoberta e trazendo suas principais aplicações na tecnologia. No capítulo final, são apresentados os resultados de entrevistas feitas com professores da rede pública de Fortaleza-CE para analisar como o spin é abordado por eles em sala de aula, e investigar as concepções dos mesmos sobre a interdisciplinaridade. Por fim, é feita uma breve análise dos livros didáticos de química para examinar de que modo o conceito de spin está inserido neles. O objetivo primordial do trabalho é fornecer uma base de conhecimentos que auxilie o professor do nível médio a desenvolver uma abordagem interdisciplinar do spin.
Abstract: Inside our complex and multifaceted reality, we try to contextualize the numerous disjointed information we receive and integrate it into a general perception of the world that surrounds us. However, both the production and teaching of scientific knowledge emphasize hyperspecialization, increasingly compartmentalizing knowledge. The result of this process is the formation of individuals who understand isolated fragments of reality without the ability to interconnect them. In this context, interdisciplinarity emerges with the proposal of overcoming fragmentation and establishing relationships between knowledges. The present work begins by presenting the origins and definitions of interdisciplinarity, highlighting its importance within the oficial documents of Brazilian education. In the following chapters, we will take the electron spin as na object of interdisciplinary study, contextualizing its discovery and bringing its main applications in technology. In the final chapter, the results of interviews conducted with public school teachers in Fortaleza-CE are presented to analyze how the spin is approached by them in the classroom, and to investigate their conceptions about interdisciplinarity. Finally, a brief analysis of chemistry textbooks for examine how the concept of spin is embedded in them. The main objective of the work is to provide a knowledge base that helps the secondary level teacher to develop na interdisciplinary approach to spin.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63841
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_lesmachado.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.