Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63789
Tipo: Dissertação
Título: A terra não é plana
Autor(es): Matos, David Hermann Lucena
Orientador: Silva, João Hermínio
Palavras-chave: Ensino de Física;Jogo de tabuleiro;Terraplanismo;Terra globo;Teaching Physics;Board game;Earthworks;Earth globe
Data do documento: 2021
Citação: MATOS, D. H. L. A terra não é plana. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como intuito de abordar alguns fenômenos naturais e fatos históricos ocorridos na humanidade, como o formato esférico do nosso planeta, esse trabalho foi idealizado em virtude do aumento de correntes que acreditam que o nosso planeta tem o formato plano, chegando hoje a 10% da nossa população acredita na ideia dessa corrente. Esse trabalho também disponibiliza um jogo, que é uma forma alternativa de aliar o conhecimento teórico adquirido na sala de aula à prática do ensino de Física, como uma estratégia de aumentar o interesse dos alunos em tentar aplicar de forma prática o conteúdo de Física, de forma mais específica, a forma da Terra, com a explicação de fenômenos naturais que acontecem no nosso planeta. A partir de uma enquete com os alunos do ensino médio, ficou verificada a necessidade de agregar novas metodologias de ensino, a fim de que o aluno pudesse, além de se sentir mais motivado, a ter um entendimento com relação a forma do planeta. Em razão disso, foi criado o jogo de tabuleiro “A TERRA NÃO É PLANA”, que tem como finalidade apresentar aos alunos uma ferramenta atual atrelada ao recurso de gamificação, a fim de despertar um maior interesse em interagir com a disciplina e ter um entendimento correto com relação aos fenômenos naturais. O jogo de tabuleiro “A TERRA NÃO É PLANA” possui alguns recursos de curiosidades e interação aplicados ao conteúdo de gravitação universal, fazendo parte de um jogo divertido e interativo, acabando por alcançar uma maior performance de aprendizagem do ensino de Física e ter o entendimento correto sobre a forma terrestre.
Abstract: This work aims to address some natural phenomena and historical facts that occurred in humanity, such as the spherical shape of our planet, this work was conceived due to the increase in currents that believe that our planet has a flat shape, reaching today 10 % of our population believes in the idea of this current. This work also provides a game, which is an alternative way of combining theoretical knowledge acquired in the classroom with the practice of teaching Physics, as a strategy to increase students' interest in trying to practically apply the Physics content of more specifically, the shape of the Earth, with the explanation of natural phenomena that happen on our planet. From a survey with high school students, it was verified the need to add new teaching methodologies, so that the student could, in addition to feeling more motivated, to have an understanding of the shape of the planet. As a result, the board game "THE EARTH IS NOT FLAT" was created, which aims to present students with a current tool linked to the gamification resource, in order to arouse greater interest in interacting with the discipline and having an understanding correct with regard to natural phenomena. The board game "THE EARTH IS NOT FLAT" has some features of curiosities and interaction applied to the universal gravitation content, being part of a fun and interactive game, ending up achieving greater learning performance in Physics teaching and having the understanding correct about the terrestrial form.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63789
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_dhlmatos.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.