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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63721
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mestrados profissionais e perspectivas acadêmicas para servidores técnico-administrativos |
Autor(es): | Teixeira, Linnik Israel Lima Almeida, Antônio Jones Bezerra de Souza, Werlon Marques Soares, Maria Elias Lima, Alberto Sampaio Marreiro, Liana Siqueira do Nascimento |
Palavras-chave: | Mestrado profissional;Técnico-administrativos em educação;Profissionalização;Serviço público |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista GUAL |
Citação: | TEIXEIRA, Linnik Israel Lima; ALMEIDA, Antônio Jones Bezerra de; SOUZA, Werlon Marques; SOARES, Maria Elias; LIMA, Alberto Sampaio MARREIRO, Liana Siqueira do Nascimento. Mestrados profissionais e perspectivas acadêmicas para servidores técnico-administrativos. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 11, n. 4, p. 276-291, 2018. |
Resumo: | O estudo tem o objetivo de mostrar nas contribuições do mestrado à carreira acadêmica do egresso, como instrumentos de ampliação de oportunidades e qualificação do servidor, especificamente para os servidores egressos do Mestrado Profissional em Políticas públicas da Educação Superior (POLEDUC) da Universidade Federal do Ceará. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa documental, censitária, exploratória e descritiva, na qual a unidade de análise é composta pelos estudantes egressos do POLEDUC, pertencentes às turmas de 2007 a 2014. O levantamento dos dados profissionais e acadêmicos dos Lattes dos egressos foi realizado em junho de 2016, totalizando 146 egressos, excluindo-se os cancelamentos e desistências. O levantamento realizado indicou prevalência de mulheres e servidores da área administrativa das instituições de ensino superior. Verificou-se também que apenas metade dos estudantes publicou algum artigo durante curso, e apenas um terço publicou após o mestrado. Em relação aos aspectos de continuidade na carreira, poucos egressos ingressaram em programas de doutorado e, entre os técnicos, cerca de 14% exerceram alguma atividade docente após o mestrado. Os resultados indicam que a maioria dos egressos do POLEDUC não apresenta continuidade na carreira na perspectiva acadêmica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63721 |
ISSN: | 1983-4535 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Artigos publicados em revistas científicas |
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