Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63721
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mestrados profissionais e perspectivas acadêmicas para servidores técnico-administrativos
Autor(es): Teixeira, Linnik Israel Lima
Almeida, Antônio Jones Bezerra de
Souza, Werlon Marques
Soares, Maria Elias
Lima, Alberto Sampaio
Marreiro, Liana Siqueira do Nascimento
Palavras-chave: Mestrado profissional;Técnico-administrativos em educação;Profissionalização;Serviço público
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista GUAL
Citação: TEIXEIRA, Linnik Israel Lima; ALMEIDA, Antônio Jones Bezerra de; SOUZA, Werlon Marques; SOARES, Maria Elias; LIMA, Alberto Sampaio MARREIRO, Liana Siqueira do Nascimento. Mestrados profissionais e perspectivas acadêmicas para servidores técnico-administrativos. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 11, n. 4, p. 276-291, 2018.
Resumo: O estudo tem o objetivo de mostrar nas contribuições do mestrado à carreira acadêmica do egresso, como instrumentos de ampliação de oportunidades e qualificação do servidor, especificamente para os servidores egressos do Mestrado Profissional em Políticas públicas da Educação Superior (POLEDUC) da Universidade Federal do Ceará. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa documental, censitária, exploratória e descritiva, na qual a unidade de análise é composta pelos estudantes egressos do POLEDUC, pertencentes às turmas de 2007 a 2014. O levantamento dos dados profissionais e acadêmicos dos Lattes dos egressos foi realizado em junho de 2016, totalizando 146 egressos, excluindo-se os cancelamentos e desistências. O levantamento realizado indicou prevalência de mulheres e servidores da área administrativa das instituições de ensino superior. Verificou-se também que apenas metade dos estudantes publicou algum artigo durante curso, e apenas um terço publicou após o mestrado. Em relação aos aspectos de continuidade na carreira, poucos egressos ingressaram em programas de doutorado e, entre os técnicos, cerca de 14% exerceram alguma atividade docente após o mestrado. Os resultados indicam que a maioria dos egressos do POLEDUC não apresenta continuidade na carreira na perspectiva acadêmica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63721
ISSN: 1983-4535
Aparece nas coleções:POLEDUC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lilteixeira_et_al.pdf836,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.