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Tipo: Dissertação
Título: Deficiência visual e aprendizagem matemática na educação básica: olhares a partir das pesquisas realizadas de 2010-2020
Autor(es): Carvalho, Gabriela de Aguiar
Orientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Deficiência visual;Ensino de matemática;Educação básica
Data do documento: 2021
Citação: CARVALHO, Gabriela de Aguiar. Deficiência visual e aprendizagem matemática na educação básica: olhares a partir das pesquisas realizadas de 2010-2020. Orientador: Jorge Carvalho Brandão. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A educação é um direito de todos os cidadãos, independente da raça, condição social, condições físicas e/ou culturais. Nesse sentido, a matemática como uma área de conhecimento de grande importância para os sujeitos, torna-se uma aprendizagem imprescindível a ser desenvolvida no ambiente escolar, com todos os discentes, com ou sem deficiência. Este estudo tem como objetivo analisar nas pesquisas que envolvem a matemática e a deficiência visual na educação infantil e no ensino fundamental – anos iniciais as contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Para a realização desse estudo, teve-se como fundamentos teóricos documentos da Legislação Nacional, tais como: Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988); LDBEN (BRASIL, 1996), bem como os estudos de Brandão (2006, 2010) e Magalhães (2015) sobre o ensino da matemática para alunos com deficiência visual. Essa pesquisa se apresenta como uma pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2008) é realizada a partir de materiais publicados por outros autores. A mesma foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Revista Educação Especial, utilizando-se três descritores. Para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo, de Bardin (2016). Como resultados, identificou-se 07 pesquisas na BDTD. Já na Revista Educação Especial, nenhum artigo foi encontrado. A partir da análise das pesquisas, identificou-se 3 categorias, que são: a) Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino; b) Tecnologias Assistivas, e por fim; c) Criação de Protocolo de Avaliação de Habilidades. Evidenciou-se também a carência de pesquisas envolvendo a matemática e a deficiência visual na educação infantil e no ensino fundamental – anos iniciais, bem como a necessidade de pesquisas que envolvam o contexto da escola regular, a fim de identificar, ou não, práticas de inclusão nas aulas de matemática. Destaca-se ainda as possibilidades das tecnologias assistivas para o desenvolvimento da aprendizagem discente, bem como a necessidade de mudanças nas práticas docentes, a fim de possibilitar um desenvolvimento discente de forma autônoma e significativa. Portanto, enfatiza-se a importância da realização de outras pesquisas que possam expandir as discussões e reflexões sobre a matemática e a deficiência visual na educação infantil e no ensino fundamental – anos iniciais.
Abstract: Education is a right of all citizens, regardless of race, social condition, physical and/or cultural conditions. In this sense, mathematics as an area of knowledge of great importance for the subjects, becomes an essential learning to be developed in the school environment, with all students, with or without disabilities. This study aims to analyze in the researches involving mathematics and visual impairment in early childhood education and elementary school - initial years the contributions to the teaching and learning processes. In order to carry out this study, it was taken as theoretical basis the documents of the National Legislation, such as: Federal Constitution of 1988 (BRASIL, 1988); LDBEN (BRASIL, 1996), as well as the studies of Brandão (2006, 2010) and Magalhães (2015) about the teaching of mathematics to students with visual impairment. This research is presented as a bibliographic research, which, according to Gil (2008), is based on materials published by other authors. It was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the Special Education Journal, using three descriptors. For data analysis, Bardin's content analysis was used (2016). As a result, we identified 07 studies in the BDTD. On the other hand, no article was found in the Special Education Journal. From the analysis of the research, three categories were identified: a) Pedagogical Practices and Teaching Methodologies; b) Assistive Technologies, and finally; c) Creation of Ability Assessment Protocol. It was also evidenced the lack of research involving mathematics and visual impairment in early childhood education and elementary school - early years, as well as the need for research involving the context of regular school, in order to identify, or not, inclusion practices in mathematics classes. It also highlights the possibilities of assistive technologies for the development of students' learning, as well as the need for changes in teaching practices, in order to enable students' development in an autonomous and meaningful way. Therefore, it is emphasized the importance of further research that can expand the discussions and reflections on mathematics and visual impairment in early childhood education and elementary school - early years.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63689
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