Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63674
Tipo: Guia
Título: Como evitar uso de alimentos para lidar com emoções negativas
Autor(es): Cavalcante, Erivan de Olivindo
Recamonde, Joseline Maria Alves Gomes
Lima, Amanda Barroso de
Nunes Neto, Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Comportamento Alimentar;Peso Corporal;Saúde Mental
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CAVALCANTE, Erivan de Olivindo et al. Como evitar uso de alimentos para lidar com emoções negativas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63674. Acesso em: 25 jan. 2022.
Resumo: A alimentação vai além da simples ingestão de nutrientes, envolvendo, também, aspectos individuais, sociais e culturais. Diversos fatores impulsionam as escolhas alimentares e o ato de comer: fome, preferências, vontade, tradição, desejo de controlar o peso, lidar com alguma emoção, etc. Muitos indivíduos têm práticas alimentares que, além de insuficientes do ponto de vista nutricional e controle do peso, estão associadas com problemas de saúde física e mental. Comer em excesso ou restringir demasiadamente a ingestão de alimentos estão associados ao desenvolvimento de transtornos alimentares, como também podem levar à desregulação do organismo. Vários fatores contribuem para sobrepeso e obesidade em pacientes psiquiátricos. Ainda que haja medicações que diminuam a saciedade, há outros contribuintes para aumento do peso. Dentre eles, destacam-se os próprios hábitos alimentares, uma maior sensibilidade a emoções negativas e o tipo de transtorno que o indivíduo tem. A questão nutricional deveria ser objeto de atenção dos serviços de psiquiatria e saúde mental. Neste sentido, este material educativo é um retorno social da pesquisa “Adicção por alimentos e obesidade em pacientes deprimidos: prevalência, correlatos psicopatológicos e desregulação afetiva”, apoiada com recursos do edital Pesquisa para o SUS (Edital PPSUS) da FUNCAP-CE. O objetivo é fornecer aqui informações úteis para evitar o uso de comida reativamente a emoções negativas e estressores da vida diária, o que é comum entre pacientes com transtornos do humor. O conteúdo apresentado não é, porém, exclusivo do público psiquiátrico. Pacientes de outros contextos de atendimento e o público em geral poderão se beneficiar também. Além disso, profissionais de saúde de atenção primária e especializada poderão usá-lo como apoio durante aconselhamento. Espera-se, portanto, que todos possam fazer bom uso e ter uma vida mais saudável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63674
Aparece nas coleções:DMC - Guias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_guia_eocavalcante.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.