Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63660
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Mecanismos de codificação de tempo, aspecto e modalidade em materiais didáticos de português língua materna e de português língua estrangeira |
Autor(es): | Coan, Márluce Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Rocha, Francion Maciel |
Palavras-chave: | Pontuguês Língua Materna;Português Língua Estrangeira;Categorias verbais;Ensino de línguas |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edunesc |
Citação: | COAN, Márluce; ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; ROCHA, Francion Maciel. Mecanismos de codificação de tempo, aspecto e modalidade em materiais didáticos de português língua materna e de português língua estrangeira. In: BACK, Angela Cristina Di Palma Back; SCHLICKMANN, Carlos Arcângelo (orgs.). Língua e ensino: contribuições à formação docente. Criciúma, SC: Edunesc, 2021. p. 127-157. |
Resumo: | O livro didático tem sido utilizado, em larga escala, como único modelo para a condução de aulas de Língua Portuguesa (GERALDI, 1991; RICHARDS, 1996; CORACINI, 2011), determinando, nas palavras de Rojo e Batista (2003), a seleção de conteúdos e o modo de abordá-los. Não deveria, no entanto, conforme Coan e Pontes (2013), ser a única fonte de input no ensino de língua, sendo crucial a inclusão de outros materiais, preferencialmente autênticos. Por continuar sendo a base de ensino, tanto de Português Língua Materna (doravante PLM) quanto de Português Língua Estrangeira (doravante PLE), seguimos trabalhando nessa direção, porém, agora, com o olhar voltado aos mecanismos morfológicos inerentes e composicionais de codificação das categorias Tempo, Aspecto e Modalidade. Pesquisas dessa natureza são relevantes na medida que contribuem para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, especialmente para que o ensino tenha um caráter reflexivo, envolvendo, paralelamente, atividades epilinguísticas (de reflexão sobre a língua) e metalinguísticas (de categorização/sistematização linguística). Não é nosso intuito, entretanto, julgar os materiais, mas demonstrar atividades que se relacionam diretamente a tais categorias ou que mencionam, nas instruções, mecanismos para codificá-las. Ademais, atentamos para algumas atividades que, embora não focalizem as categorias tempo, aspecto e modalidade, trazem exemplos que servem à abordagem delas. Cremos que, nesse sentido, nosso artigo poderá ser útil tanto ao professor em sala de aula, quanto a propostas de formação docente, por trazer à tona a análise de atividades que, direta ou indiretamente, tratam de categorias verbais. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63660 |
ISBN: | 978-65-87458-51-9 |
Aparece nas coleções: | DLV - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_capliv_amcsaraujomcoan.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.