Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoan, Márluce-
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria de Castro e Santos-
dc.contributor.authorRocha, Francion Maciel-
dc.date.accessioned2022-01-24T19:26:25Z-
dc.date.available2022-01-24T19:26:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOAN, Márluce; ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; ROCHA, Francion Maciel. Mecanismos de codificação de tempo, aspecto e modalidade em materiais didáticos de português língua materna e de português língua estrangeira. In: BACK, Angela Cristina Di Palma Back; SCHLICKMANN, Carlos Arcângelo (orgs.). Língua e ensino: contribuições à formação docente. Criciúma, SC: Edunesc, 2021. p. 127-157.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-87458-51-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63660-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdunescpt_BR
dc.subjectPontuguês Língua Maternapt_BR
dc.subjectPortuguês Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectCategorias verbaispt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.titleMecanismos de codificação de tempo, aspecto e modalidade em materiais didáticos de português língua materna e de português língua estrangeirapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO livro didático tem sido utilizado, em larga escala, como único modelo para a condução de aulas de Língua Portuguesa (GERALDI, 1991; RICHARDS, 1996; CORACINI, 2011), determinando, nas palavras de Rojo e Batista (2003), a seleção de conteúdos e o modo de abordá-los. Não deveria, no entanto, conforme Coan e Pontes (2013), ser a única fonte de input no ensino de língua, sendo crucial a inclusão de outros materiais, preferencialmente autênticos. Por continuar sendo a base de ensino, tanto de Português Língua Materna (doravante PLM) quanto de Português Língua Estrangeira (doravante PLE), seguimos trabalhando nessa direção, porém, agora, com o olhar voltado aos mecanismos morfológicos inerentes e composicionais de codificação das categorias Tempo, Aspecto e Modalidade. Pesquisas dessa natureza são relevantes na medida que contribuem para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, especialmente para que o ensino tenha um caráter reflexivo, envolvendo, paralelamente, atividades epilinguísticas (de reflexão sobre a língua) e metalinguísticas (de categorização/sistematização linguística). Não é nosso intuito, entretanto, julgar os materiais, mas demonstrar atividades que se relacionam diretamente a tais categorias ou que mencionam, nas instruções, mecanismos para codificá-las. Ademais, atentamos para algumas atividades que, embora não focalizem as categorias tempo, aspecto e modalidade, trazem exemplos que servem à abordagem delas. Cremos que, nesse sentido, nosso artigo poderá ser útil tanto ao professor em sala de aula, quanto a propostas de formação docente, por trazer à tona a análise de atividades que, direta ou indiretamente, tratam de categorias verbais. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_capliv_amcsaraujomcoan.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.