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Type: Dissertação
Title: Política pública, currículo e corpo: um estudo autoetnográfico da formação básica em Dança da Vila das Artes em Fortaleza
Authors: Costa, Ernesto de Sousa Gadelha
Advisor: Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Keywords: Política cultural;Corpo;Habitus;Capital corporal;Campo
Issue Date: 2021
Citation: COSTA, Ernesto de Sousa Gadelha. Política pública, currículo e corpo: um estudo autoetnográfico da formação básica em Dança da Vila das Artes em Fortaleza. Orientadora: Bernadete de Lourdes Ramos Beserra. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa estabelece seu objeto de investigação a partir de um fio condutor que conecta política pública, instituição de formação, corpo e campo da dança. Tal objeto consiste na problematização das condições que permitiram a materialização de uma política pública específica de formação em dança na cidade de Fortaleza, elegendo uma determinada proposta pedagógica que, por sua vez, orienta-se para a produção de uma certa tipologia de corpo e capital informados pela dança. Tais condições dizem respeito, sobretudo, a dimensões específicas da interface do campo da cultura com o campo da política à época da implementação da Vila das Artes e da Formação Básica em Dança em Fortaleza, a saber: a política de formação em arte e cultura em vias de construção durante a primeira gestão da prefeita Luizianne Lins, de 2005 a 2008; o advento da Vila das Artes e suas escolas; agentes, posições e disposições que favoreceram a implementação da Formação Básica em Dança tal como ela foi concebida. Lançando um olhar socioantropológico sobre o objeto, a pesquisa utiliza-se amplamente de conceitos do arcabouço teórico criado por Pierre Bourdieu, notadamente as noções de campo, habitus e capital. O conceito de campo é utilizado para analisar e problematizar o campo da dança local, bem como a imagem idealizada de campo da dança que influenciou a construção do currículo da Formação Básica em Dança. A partir de uma derivação da noção de habitus, utilizei a ideia de habitus conservatorial (PEREIRA, 2014) para problematizar a inflexão desta tipologia de habitus na concepção do currículo da formação em questão. Finalmente, o conceito de capital cultural foi desdobrado em capital corporal (BOURDIEU, 2017; WACQUANT, 1996; WEBER, 2011; BARBERO, 2005; MEDEIROS,2011) para analisar e problematizar as aquisições projetadas para os alunos da Formação Básica em Dança. A investigação tem caráter autoenográfico, construindo-se nas proximidades da autoetnografia crítica proposta por Deborah Reed-Danahay. Os procedimentos metodológicos abrangem a prospecção e atualização de informações por meio de conversas, entrevistas semiestruturadas, observações e registros de campo, bem como o exame documental do tema. Apoiam-se igualmente na pesquisa teórico/bibliográfica realizada a partir dos intercessores citados no presente projeto e de outros que, no decorrer da investigação, se apresentaram como relevantes para o desenvolvimento do tema
Abstract: This research establishes its object of investigation from a common thread that connects public policy, educational institution, body and dance field. This object consists of the problematization of the conditions that allowed the materialization of a specific public policy for dance education in the city of Fortaleza, electing a specific pedagogical proposal which, in turn, is oriented towards the production of a certain typology of body and capital informed by dance. These conditions relate, above all, to specific dimensions of the interface between the field of culture and the field of politics at the time of the implementation of Vila das Artes and Basic Education in Dance (Formação Básica em Dança) in Fortaleza, namely: the policy of education in art and culture in its process of construction during the first term of mayor Luizianne Lins, from 2005 to 2008; the advent of Vila das Artes and its schools; agents, positions and dispositions that favored the implementation of Basic Dance Education in the way it was conceived. Launching a socio-anthropological look at the object, the research makes extensive use of concepts from the theoretical framework created by Pierre Bourdieu, notably the notions of field, habitus and capital. The field concept is used to analyze and problematize the local dance field, as well as the idealized image of dance field that influenced the construction of the Basic Education in Dance curriculum. From a derivation of the notion of habitus, I used the idea of conservatory habitus (PEREIRA, 2014) to discuss the inflection of this typology of habitus in the design of the education curriculum in question. Finally, the concept of cultural capital was split into bodily capital (BOURDIEU, 2017; WACQUANT, 1996; WEBER, 2011; BARBERO, 2005; MEDEIROS,2011) to analyze and discuss the acquisitions projected for students of Basic Education in Dance. The investigation has an autoethnographic character, building itself close to the critical autoethnography proposed by Deborah Reed-Danahay. The methodological procedures include prospecting and updating information through conversations, semi-structured interviews, observations and field records, as well as documental examination of the topic. They also rely on theoretical/bibliographic research carried out from the intercessors mentioned in this project and others who, during the investigation, presented themselves as relevant to the development of the theme.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63654
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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