Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63612
Type: TCC
Title: Metodologias e tecnologias no contexto da pandemia para o ensino da educação física
Title in English: Methodologies and technologies in the context of the pandemic for the teaching of physical education
Authors: Cunha, Amisadai Silva
Lima, Euler Albuquerque
Advisor: Pontes, João Airton de Matos
Keywords: Ensino remoto;Educação física;Pandemia;Tecnologias digitais;Remote teaching;Physical education;Pandemic;Digital technologies
Issue Date: 2021
Citation: CUNHA, Amisadai Silva; LIMA, Euler Albuquerque. Metodologias e tecnologias no contexto da pandemia para o ensino da educação física. 35 f. 2021. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Pode-se afirmar que a utilização de informações presentes em plataformas oficiais, blogs e sites podem ser significativas, capazes de embasar trabalhos relevantes. Problematizando, pergunta-se: Como as aulas de Educação Física do ensino fundamental estão sendo realizadas durante a pandemia de COVID-19? Para esse trabalho temos como objetivo geral compreender a atual dinâmica educacional no campo da Educação Física no ensino fundamental. Para composição deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica analisando sites e artigos via Internet, tais como, verifica-se que a mediação das tecnologias digitais para o ensino remoto em período de isolamento social, devido ao COVID - 19, é possível. Sobretudo no que diz respeito às características e funcionalidades do Google Classroom e do aplicativo ZOOM. Entre outros. O trabalho estrutura-se em três partes: A primeira parte tratase do ensino remoto emergencial e a continuidade do ano letivo, abordando sobre o ensino remoto e as dificuldades docentes em cenário de sala de aula virtual. A parte dois trata de alguns pressupostos metodológico do ensino da educaçãofísica na pandemia, conjecturando os desafios da educação física no ensino remoto e a educação física escolar durante a pandemia. Por fim, a terceira parte tratando das Ferramentas tecnológicas para o ensino de educação física no contexto de pandemia analisando as tecnologias digitais na educação.
Abstract: It can be said that the use of information present on official platforms, blogs and websites can be significant, capable of supporting relevant work. Problematizing, the question is: How are Physical Education classes in elementary school being held during the COVID-19 pandemic? General objective: To understand the current educational dynamics in the field of Physical Education in elementary school. To compose this work, a bibliographical research is done, analyzing sites and articles via and from the Internet, such as, it appears that the mediation of digital technologies for remote education in a period of social isolation, due to COVID - 19, is possible. Especially with regard to the features and functionality of Google Classroom and the ZOOM app. Between others. Structuring has three parts: The first part deals with emergency remote teaching and the continuity of the school year, addressing remote teaching and teaching difficulties in a virtual classroom setting. Part two deals with some methodological assumptions of teaching physical education in the pandemic, conjecturing the challenges of physical education in remote education and school physical education during the pandemic. Finally, the third part deals with technological tools for teaching physical education in the context of a pandemic, analyzing digital technologies in education
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63612
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_ascunha.pdf599,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.