Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63596
Tipo: TCC
Título : (RE)Fazer as trilhas: Sistematização e valorização das experiências com mídia-educação na formação inicial
Título en inglés: (RE)Build the trails: sistematization and appreciation of the experiences with mídia-education in initial formation
Autor : Araújo, Yara Sousa
Tutor: Zylberberg, Tatiana Passos
Palabras clave : Narrativa autobiográfica;Mídia-educação;Educação física
Fecha de publicación : 2021
Citación : ARAUJO, Yara Sousa. (RE)Fazer as trilhas: Sistematização e valorização das experiências com mídia-educação na formação inicial. 2021. 43 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O seguinte trabalho relata o percurso de valorização e sistematização das experiências com mídia-educação na formação inicial em Educação Física. Utilizando a narrativa autobiográfica, como metodologia afim de gerar maior identificação com o tema de pesquisa. Apresento o processo de valorização da experiência e do conhecimento fora da universidade integrando com a formação inicial em Educação Física, explorando diversas maneiras de aprendizado. Construindo um diálogo com a obra de Edgar Morin: Os sete saberes necessários à educação do futuro; este TCC descreve a trilha de conhecimentos adquiridos durante a graduação em Educação Física. Descrevendo experiências, dentro da universidade e fora dela, que contribuíram para desmistificar os "erros" e percepções da educação básica; que em uma visão tradicional colocam os alunos em um lugar de receptáculo vazio. Compreende o processo de construção da docência dentro da graduação entendendo o professor como um eterno "aprendente" e deixa a missão de ser esse sujeito que valoriza as trilhas discentes afim da construção de identidade do indivíduo.
Abstract: This work reports the path of valorization and systematization of the experiences with media-education in the initial formation in Physical Education. Using autobiographical narrative as a methodology in order to generate greater identification with the research topic. I present the process of valuing experience and knowledge outside the university, integrating it with initial training in Physical Education, exploring different ways of learning. Building a dialogue with the work of Edgar Morin: The seven knowledge necessary for the education of the future; this TCC describes the path of knowledge acquired during graduation in Physical Education. Describing experiences, inside the university and outside it, that contributed to demystify the "errors" and perceptions of basic education; which in a traditional view place students in an empty receptacle place. It understands the process of construction of teaching within graduation, understanding the teacher as an eternal "learner" and leaves the mission of being that subject who values the student paths in order to build the individual's identity
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63596
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_ysaraujo.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.