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Type: Dissertação
Title: Educação infantil no Brasil: oferta, demanda e efeitos sobre a alfabetização
Authors: Sampaio, Maria odalice dos Santos
Advisor: Irffi, Guilherme Diniz
Keywords: Educação Infantil;Oferta;Demanda Potencial;Taxa de Atendimento; Taxa de Escolarização Líquida;Nova Semente;Alfabetização
Issue Date: 2021
Citation: SAMPAIO , Maria Odalice dos Santos.Educação infantil no Brasil: oferta, demanda e efeitos sobre a alfabetização .2021. 126f. Dissertação (Mestrado)- FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Há evidências de que uma educação infantil de qualidade pode impactar positivamente os resultados escolares das crianças que a frequentaram, e, que, no longo prazo, as intervenções realizadas na primeira infância podem atuar como promotoras de igualdade de oportunidades e desenvolvimento econômico. Dessa forma, é de suma importância o investimento em programas que atentem para a primeira e primeiríssima infância, especialmente em nações emergentes e desiguais, como é o caso do Brasil. Diante disso, este trabalho buscou, inicialmente, analisar oferta e demanda de Educação Infantil no Brasil, a partir dos dados do Censo Escolar e do SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), com o intuito, também, de averiguar se estas estão em conformidade com a Meta 1 estabelecida pelo PNE (Plano Nacional de Educação), segundo a qual a pré-escola deveria ser universalizada até 2016 para os alunos de 4 e 5 anos de idade, e as creches devem atender 50% das crianças entre 0 a 3 anos até o ano de 2024. Os resultados apontam que a oferta de vagas de Educação Infantil está aquém da sua demanda, principalmente com relação às creches, tendo em vista que, em 2019, cerca de 70% das crianças de 0 a 3 anos não se encontravam matriculadas em nenhuma etapa de ensino, e aproximadamente 20% das crianças com idade entre 4 e 5 anos encontravam se fora do sistema de educação brasileiro, apesar da pré-escola ser uma etapa de ensino obrigatória conforme a Emenda Constitucional nº 59/2009. Para analisar o efeito da Educação Infantil, optou-se por realizar o estudo de caso de um programa na Primeira Infância sobre os resultados da alfabetização, medidos pela nota da prova da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Ao avaliar a expansão da oferta de educação infantil a partir do Programa Nova Semente, de Petrolina-PE, verificou-se impacto positivo sobre as notas de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e de Matemática dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, o que favorece a alfabetização na idade certa. Em função dos resultados, pode-se inferir que este trabalho acrescenta evidências à literatura no que diz respeito a oferta e demanda por Educação Infantil, taxas de atendimento e de escolarização líquida, além do efeito de programas de primeira infância sobre a alfabetização.
Abstract: There is evidence that quality early childhood education can positively impact the school results of children who attended it, and that, in the long run, interventions carried out in early childhood can act as promoters of economic development and reduce inequalities, affecting employability and wages, for example. Thus, it is extremely important to invest in programs that focus on early childhood and early childhood, especially in emerging and unequal nations, as is the case in Brazil. Therefore, this work initially sought to analyze the supply and demand of Early Childhood Education in Brazil, based on data from the School Census and the SINASC (Information System on Live Births), with the aim, also, to ascertain whether they are in compliance with Goal 1 established by the PNE (National Education Plan), according to which pre-school should be universalized by 2016 for students aged 4 and 5, and daycare teaching to assist 50% of children between 0 to 3 years until the year 2024. The results indicate that the offer of places for Early Childhood Education is below its demand, mainly in relation to daycare centers, considering that, in 2019, about 70% of children aged 0 to 3 years were not enrolled in any teaching stage, and approximately 20% of children aged between 4 and 5 years were outside the Brazilian education system, although pre-school is a mandatory teaching stage, given the approval Constitutional Amendment 59/2009. In order to analyze the effect of Early Childhood Education, it was decided to study an Early Childhood program on the results of literacy, measured by the test score of ANA (National Literacy Assessment). When evaluating the Nova Semente Program, in Petrolina-PE, there was a positive and significant impact of the Program on the Portuguese Language (Reading and Writing) and Mathematics grades of students in the 3rd year of elementary school. Depending on the results, it can be inferred that this work adds evidence to the literature regarding the supply and demand for Early Childhood Education, attendance and net enrollment rates, in addition to the effect of early childhood programs on literacy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63575
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

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