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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63442
Type: | Tese |
Title: | Concepções de leitura e letramento crítico nos livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo PNLD (2012 – 2020) |
Authors: | Torres, Gleicyane Feitosa Gomes |
Advisor: | Serafim, Mônica de Souza |
Keywords: | Concepções de leitura;Letramento crítico;Livros didáticos de língua espanhola |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | TORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. Concepções de leitura e letramento crítico nos livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo PNLD (2012 – 2020). Orientadora: Mônica de Souza Serafim. 2021. 249 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa, sob a orientação da Linguística Aplicada, objetiva averiguar em que medida as atividades de leitura dos livros didáticos de língua espanhola aprovados no PNLD, para os triênios (2012 – 2014), (2015 – 2017), (2018 – 2020), têm o propósito de desenvolver o letramento crítico dos estudantes. Metodologicamente, decidimos avaliar os livros do terceiro ano do Ensino Médio por compreendermos que, nessa etapa de ensino, já se pressupõe que o estudante teve acesso a conhecimento da língua que lhe possibilite efetuar leituras crítico-reflexivas. Nosso referencial teórico apoia-se nos pressupostos da Linguística Textual (BENTES, 2007; FÁVERO & KOCH, 2008; KOCH, 2004; KOCH & ELIAS, 2006, entre outros), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 2001, 2003; WODAK, 2003; MAGALHÃES, 2004; RESENDE & RAMALHO, 2006, entre outros) e dos estudos sobre concepções de leitura e de letramento crítico (BARTON & HAMILTON, 1998; STREET, 2014; CASSANY, 2006; CASSANY & CASTELLÀ, 2010; KLEIMAN, 1993; McLAUGHLIN & DeVOOGD, 2004; SOARES, 2004, entre outros). A análise e a discussão dos dados ancoram-se na intercessão epistemológica entre os conceitos de texto e de discurso e na operacionalização de ambos na leitura e no desenvolvimento do letramento crítico. Os resultados revelaram que as atividades de leitura nos livros didáticos de língua espanhola adotados pelo PNLD ofereceram, de forma gradativa e efetiva, insumo para o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes nas salas de aula do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras, na medida em que propuseram questões de leitura que asseveram a existência de discursos de poder, a imposição de discursos variados, a saliência de posicionamentos ideológicos e as construções de identidade. |
Abstract: | This research, guided by Applied Linguistics, aims to investigate in which ways the reading activities of Spanish language textbooks adopted by PNLD, to three-year terms (2012 – 2014), (2015 – 2017), (2018 – 2020), proposes developing the critical literacy of students. Methodologically, we decided to examine third grade textbooks of High School, understanding that, in this stage of teaching, it is already assumed that the student had accessed to knowledge of the language, being able to do critical-reflexive readings. The theoretical framework relies on Textual Linguistics studies (BENTES, 2007; FÁVERO & KOCH, 2008; KOCH, 2004; KOCH & ELIAS, 2006, others), Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992, 2001, 2003; WODAK, 2003; MAGALHÃES, 2004; RESENDE & RAMALHO, 2006, others) and studies on reading conceptions and critical literacy (BARTON & HAMILTON, 1998; STREET, 2014; CASSANY, 2006; CASSANY & CASTELLÀ, 2010; KLEIMAN, 1993; McLAUGHLIN & DeVOOGD, 2004; SOARES, 2004, others). The data analysis and discussion are based on the epistemological intercession between the concepts of text and discourse, and their performances on reading and critical literacy development. The results affirmed that the reading activities in Spanish language textbooks adopted by PNLD offered, in a gradual and effective way, input to the critical literacy development of students in High School classes of Brazilian public schools. The activities proposed reading issues that assure the existence of power discourses, imposition of diverse discourses, the salience of ideological positions and the constructions of identity. |
Abstract in Spanish: | Esta investigación, bajo la orientación de Lingüística Aplicada, tiene como objetivo conocer en qué medida las actividades de lectura de los libros de texto en español aprobados en el PNLD, para los trienios (2012 - 2014), (2015 - 2017), (2018 - 2020), tienen el propósito de desarrollar la literacidad crítica de los estudiantes. Metodológicamente, decidimos evaluar los libros del tercer año de Bachillerato porque entendemos que, en esta etapa, ya se asume que el alumno tuvo acceso a conocimientos del idioma que le permiten realizar lecturas crítico-reflexivas. Nuestro marco teórico se basa en los estudios de la Lingüística Textual (BENTES, 2007; FÁVERO & KOCH, 2008; KOCH, 2004; KOCH & ELIAS, 2006, entre otros), del Análisis Crítico del Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 2001, 2003; WODAK, 2003; MAGALHÃES, 2004; RESENDE & RAMALHO, 2006, entre otros) y de los estudios sobre concepciones de lectura y literacidad crítica (BARTON & HAMILTON, 1998; STREET, 2014; CASSANY, 2006; CASSANY & CASTELLÀ, 2010; KLEIMAN, 1993; McLAUGHLIN & DeVOOGD, 2004; SOARES, 2004, entre otros). El análisis y la discusión de los datos se anclan en la intercesión epistemológica entre los conceptos de texto y de discurso y en la operacionalización de ambos en la lectura y en el desarrollo de la literacidad crítica. Los resultados revelaron que las actividades de lectura en los libros de texto en español adoptados por el PNLD ofrecieron, de manera gradual y efectiva, un insumo para el desarrollo de la literacidad crítica de los estudiantes en las clases de secundaria de las escuelas públicas brasileñas, en la medida en que propusieron preguntas de lectura que aseveran la existencia de discursos de poder, la imposición de discursos variados, la prominencia de posiciones ideológicas y la construcciones de la identidad. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63442 |
Appears in Collections: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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