Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63416
Type: Artigo de Periódico
Title: Uso de jogos didáticos na aprendizagem de biologia celular: estudo antes e depois da explicação do conteúdo teórico
Authors: Marques, Vitória Lara Martins
Teófilo, Francisco Breno Silva
Feitosa, Raphael Alves
Gallão, Maria Izabel
Hissa, Denise Cavalcante
Keywords: Ensino de Biologia;Síntese proteica;Transporte vesicular;Citoesqueleto
Issue Date: 2016
Publisher: Revista da SBEnBio
Citation: MARQUES, Vitória Lara Martins et al. Uso de jogos didáticos na aprendizagem de biologia celular: estudo antes e depois da explicação do conteúdo teórico. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3908-3918, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando a importância da utilização de métodos ativos para facilitar o processo educacional, o trabalho analisou a efetividade do uso de jogos didáticos como meio de aproximação do aluno ao conteúdo teórico. A aplicação dos jogos foi realizada com estudantes do primeiro semestre dos cursos de Ciências Biológicas e de Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos jogaram antes e depois da apresentação da teoria. No total, foram utilizados cinco jogos, dos quais dois abordavam a Síntese Proteica, dois acerca do Tráfego de Vesículas e um sobre Citoesqueleto. Como resposta às práticas, os alunos responderam questionários, a partir dos quais foi possível aferir a eficácia dos jogos didáticos na aprendizagem dos conteúdos teóricos de biologia celular.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63416
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_vlmmarques.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.