Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63416
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uso de jogos didáticos na aprendizagem de biologia celular: estudo antes e depois da explicação do conteúdo teórico |
Autor(es): | Marques, Vitória Lara Martins Teófilo, Francisco Breno Silva Feitosa, Raphael Alves Gallão, Maria Izabel Hissa, Denise Cavalcante |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia;Síntese proteica;Transporte vesicular;Citoesqueleto |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista da SBEnBio |
Citação: | MARQUES, Vitória Lara Martins et al. Uso de jogos didáticos na aprendizagem de biologia celular: estudo antes e depois da explicação do conteúdo teórico. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3908-3918, 2016. |
Resumo: | Considerando a importância da utilização de métodos ativos para facilitar o processo educacional, o trabalho analisou a efetividade do uso de jogos didáticos como meio de aproximação do aluno ao conteúdo teórico. A aplicação dos jogos foi realizada com estudantes do primeiro semestre dos cursos de Ciências Biológicas e de Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos jogaram antes e depois da apresentação da teoria. No total, foram utilizados cinco jogos, dos quais dois abordavam a Síntese Proteica, dois acerca do Tráfego de Vesículas e um sobre Citoesqueleto. Como resposta às práticas, os alunos responderam questionários, a partir dos quais foi possível aferir a eficácia dos jogos didáticos na aprendizagem dos conteúdos teóricos de biologia celular. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63416 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DBIO - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_vlmmarques.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.