Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6340
Tipo: | Dissertação |
Título : | A motivação como ferramenta de melhora escolar |
Autor : | Amorim, Wlisses Leite |
Tutor: | Corrêa, Márcio Veras |
Palabras clave : | Motivação;Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | AMORIM, Wlisses Leite. A motivação como ferramenta de melhora escolar. 2012. 33 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivação no aproveitamento escolar dos discentes. A motivação provém tanto da família quanto dos professores e, esta é introduzida no questionário dos alunos ao se perguntar se estes são incentivados a estudar ou não por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidências que corroboram com a hipótese de que a motivação exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliação de impacto via técnica de regressão linear. Além disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressão para o efeito esperado da motivação. |
Abstract: | From the school census data from Brazil's 2007 trial, a study was done to assess the impact of motivation on academic success of students. The motivation comes from both the family and teachers, and this is introduced as the questionnaire for students if they respond or not are encouraged by their teachers and / or parents. Through impact assessment model which we used the linear regression technique, using controls to purge the effects of the profiles of students, and approximating the regression coefficient for the desired effect of motivation, we found evidence supporting the hypothesis that the motivation plays a scathing note to the improvement of students' and their respective use in Brazil Exam. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6340 |
Aparece en las colecciones: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dissert_wlamorim.pdf | 117,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.