Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63346
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Quem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura
Título en inglés: Who wants to read? Itineraries for the formation of a reading public through reading clubs
Autor : Brito, Aline Brasiliense dos Santos
Silva, Vergas Vitória Andrade da
Palabras clave : Literatura;Clube de leitura;Formação de leitor
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : BRITO, Aline Brasiliense dos Santos; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. Quem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 15-33, abr./jun. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo discute os itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura na educação básica. Para tanto, parte do pressuposto de que a literatura oferece condições para o desenvolvimento crítico e social do indivíduo, além de ser instrumento de ensino de muitas áreas do conhecimento. A metodologia utilizada foi tipicamente qualitativa, baseada na abordagem teórico-bibliográfica, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a importância dos clubes de leitura para formação de leitores no ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA? Este estudo concluiu que se torna imprescindível a presença do clube de leitura no âmbito escolar, tanto no que concerne à democratização da leitura quanto à formação do leitor, já que o ato de ler se configura como uma competência que potencializa a percepção dos saberes que o discente terá acesso nas diversas disciplinas de forma dinâmica e interativa, além de proporcionar melhor capacidade de interpretação, não somente do texto em si, mas do mundo, ou nos termos de Paulo Freire (1989), mobilizando “a palavramundo”.
Abstract: This article discusses itineraries for the formation of a reading public through reading clubs in basic education. For this purpose, it is based on the assumption that literature offers conditions for critical and social development of the individual, besides being an instrument for teaching in many areas of knowledge. The methodology used was typically qualitative, based on the theoretical-bibliographical approach, seeking to answer the following research problem: what is the importance of reading clubs for the formation of readers in high school at the Escola de Aplicação da UFPA? This study concluded that the presence of the reading club in the school environment is essential, both for the democratization of reading and for the formation of the reader, since the act of reading is configured as a competence that enhances the perception of the knowledge that the student will have access to in various disciplines.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63346
ISSN : 2596-2817
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_abritovsilva.pdf774,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.