Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Aline Brasiliense dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Vergas Vitória Andrade da-
dc.date.accessioned2022-01-05T19:40:41Z-
dc.date.available2022-01-05T19:40:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBRITO, Aline Brasiliense dos Santos; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. Quem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 15-33, abr./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63346-
dc.description.abstractThis article discusses itineraries for the formation of a reading public through reading clubs in basic education. For this purpose, it is based on the assumption that literature offers conditions for critical and social development of the individual, besides being an instrument for teaching in many areas of knowledge. The methodology used was typically qualitative, based on the theoretical-bibliographical approach, seeking to answer the following research problem: what is the importance of reading clubs for the formation of readers in high school at the Escola de Aplicação da UFPA? This study concluded that the presence of the reading club in the school environment is essential, both for the democratization of reading and for the formation of the reader, since the act of reading is configured as a competence that enhances the perception of the knowledge that the student will have access to in various disciplines.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectClube de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.titleQuem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leiturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo discute os itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura na educação básica. Para tanto, parte do pressuposto de que a literatura oferece condições para o desenvolvimento crítico e social do indivíduo, além de ser instrumento de ensino de muitas áreas do conhecimento. A metodologia utilizada foi tipicamente qualitativa, baseada na abordagem teórico-bibliográfica, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a importância dos clubes de leitura para formação de leitores no ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA? Este estudo concluiu que se torna imprescindível a presença do clube de leitura no âmbito escolar, tanto no que concerne à democratização da leitura quanto à formação do leitor, já que o ato de ler se configura como uma competência que potencializa a percepção dos saberes que o discente terá acesso nas diversas disciplinas de forma dinâmica e interativa, além de proporcionar melhor capacidade de interpretação, não somente do texto em si, mas do mundo, ou nos termos de Paulo Freire (1989), mobilizando “a palavramundo”.pt_BR
dc.title.enWho wants to read? Itineraries for the formation of a reading public through reading clubspt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_abritovsilva.pdf774,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.