Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63307
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Apresentação |
Authors: | Nascimento, Maria Valdênia Falcão do Pontes, Valdecy de Oliveira Silva, Kátia Cilene David da Sousa, Raphael Chaves de Lima, Sara de Paula Saraiva, Ashley Evelyn Reátegui Mota Neto, Antonio Carlos Sousa, Jamilly Linhares de |
Keywords: | Método Montessoriano;Texto literário no ensino de idiomas;Aprendizagem Significativa;Uso de textos hispano-americanos |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citation: | NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do; PONTES, Valdecy de Oliveira; SILVA, Kátia Cilene David da; LIMA, Sara de Paula; SOUSA, Raphael Chaves de; SARAIVA, Ashley Evelyn Reátegui; MOTA NETO, Antonio Carlos; SOUSA, Jamilly Linhares de. Apresentação. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, ago. 2021 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Iniciamos o primeiro número de 2021 da Revista Eletrônica do Geppele (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Prática de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola) com uma coletânea de artigos de alunos e professores do Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras – CELEST e do Curso de Letras Espanhol e suas Literaturas, ambos da Universidade Federal do Ceará. O primeiro artigo, de autoria de Bárbara Pereira Ferreira, Glauber Lima Moreira, Kátia Cilene David da Silva e Sara de Paula Lima, apresenta uma análise do método montessoriano, com o intuito de repensar o sistema tradicional de ensino em uma reflexão sobre sua concepção e abordagem, considerando sua preponderância na maioria das escolas brasileiras e do mundo. Para isso, foi realizado um estudo comparativo em duas escolas de tendência renovada, na cidade de Fortaleza-Brasil e na cidade de Burgos- Espanha, que se opõe ao sistema tradicional. Os resultados apontam que as escolas investigadas investem na criatividade por meio da ludicidade e do pensar, com base na autorresponsabilidade e autorreflexão, em uma aprendizagem colaborativa em razão do respeito ao outro e à natureza. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63307 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mvfnascimentovopontes.pdf | 55,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.