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Tipo: Tese
Título: O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e o currículo escolar: implicações no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Andrade, Wendel Melo
Orientador: Santos, Maria José Costa dos
Coorientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: SPAECE;Avaliação em larga escala;Currículo;Matemática
Data do documento: 2021
Citação: ANDRADE, Wendel Melo. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e o currículo escolar: implicações no 9º ano do ensino fundamental. Orientadora: Maria José Costa dos Santos. 2021. 299 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: As políticas públicas de avaliação, a exemplo do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), e o currículo educacional, são conceitos que estão relacionados à sociedade, à cultura, à política e às ações de ensino e aprendizagem, no âmbito da escola. A relação estabelecida entre o SPAECE e o currículo, em particular o currículo de matemática, configura-se objeto desta pesquisa que tem como ponto de partida, a seguinte questão: qual a influência do SPAECE, quanto política pública de avaliação, sobre o currículo de matemática do 9o ano do ensino fundamental em uma rede municipal de ensino do interior Ceará? Subsidiados por essa problemática, objetivamos analisar a relação da avaliação realizada pelo SPAECE, como política pública educacional, com o currículo escolar, seus impactos e consequências nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática no 9o ano do ensino fundamental. Em se tratando da abordagem sobre o currículo, apoiamo-nos essencialmente nas suas concepções teóricas, dentre elas as tradicionais, críticas e as pós-crítica, em se tratando do currículo de matemática nos ancoramos na perspectiva do campo da Educação Matemática. Sobre a temática avaliação, buscamos apoio nos estudos sobre as avaliações de sistemas e as políticas públicas de avaliação. Metodologicamente, essa investigação privilegia o método de abordagem qualitativa, de natureza básica, do tipo exploratória. Participaram dessa pesquisa, cinco professores de matemática do 9o ano do ensino fundamental do município de UruocaCeará. Realizamos esta investigação em quatro etapas: 1a ) estudo bibliográfico, em obras e banco de dados de periódicos nacionais e internacionais; 2a ) pesquisa documental, com a análise de instrumentos de gestão pedagógica; 3a ) pesquisa empírica, por meio de entrevistas e de uma ação formativa; 4a ) produção do relatório de tese. Entre os resultados encontrados, constatamos que há uma influência do SPAECE no currículo de matemática vivenciado pelos sujeitos investigados, e essa influência desencadeia uma série de ações e práticas que são desenvolvidas nas escolas objetivando a elevação dos padrões de desempenho dos estudantes, com isso, percebemos o fomento a uma cultura de performances em que os processos de ensino e aprendizagem tomam um sentido de produtividade, ocasionando um estreitamento curricular e o reducionismo do conhecimento. Concluímos que essa investigação levantou discussões contributivas que ampliam nossa compreensão sobre as implicações do SPAECE no currículo de matemática, fomentando reflexões críticas sobre este fenômeno, e possibilitando com isso uma melhor recontextualização das políticas de avaliação e currículo no ambiente escolar
Abstract: Public assessment policies, such as the Permanent Assessment System for Basic Education in Ceará (SPAECE), and the educational curriculum are concepts that are related to society, culture, policy and teaching and learning actions, within the scope of from school. The relationship established between the SPAECE and the curriculum, in particular the mathematics curriculum, is the object of this research, which has as its starting point the following question: what is the influence of SPAECE, in terms of public policy for evaluation, on the curriculum of Math in the 9th year of elementary school in a municipal school system in the interior of Ceará? Supported by this issue, we aim to analyze the relationship between the assessment carried out by SPAECE, as a public educational policy, with the school curriculum, its impacts and consequences on the teaching and learning processes of mathematics in the 9th grade of elementary school. When it comes to the approach to the curriculum, we rely essentially on its theoretical conceptions, including traditional, critical and post-critical ones, when it comes to the mathematics curriculum, we are anchored in the perspective of the field of Mathematics Education. On the subject of evaluation, we sought support in studies on system evaluations and public evaluation policies. Methodologically, this investigation privileges the method of qualitative approach, of a basic nature, of the exploratory type. Five math teachers from the 9th year of elementary school in the municipality of Uruoca-Ceará participated in this research. We carried out this investigation in four stages: 1a) bibliographical study, in works and database of national and international journals; 2nd) documentary research, with the analysis of pedagogical management instruments; 3rd) empirical research, through interviews and training; 4a) production of the thesis report. Among the results found, we found that there is an influence of SPAECE in the mathematics curriculum experienced by the investigated subjects, and this influence triggers a series of actions and practices that are developed in schools aiming to raise the performance standards of students. the promotion of a performance culture in which the teaching and learning processes take on a sense of productivity, causing a narrowing of the curriculum and the reduction of knowledge. We conclude that this investigation raised contributory discussions that broaden our understanding of the implications of SPAECE in the mathematics curriculum, fostering critical reflections on this phenomenon, and thus enabling a better recontextualization of assessment and curriculum policies in the school environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63249
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