Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63245
Tipo: Tese
Título: Formação do educador-coinvestigador, desenvolvimento da coaprendizagem e práticas pedagógicas: convergências entre transdisciplinaridade, aprendizagem, mapeamento cognitivo e tecnologias
Autor(es): Góes, Ubaldo Tonar Teixeira
Orientador: Ribeiro, Júlio Wilson
Palavras-chave: Transdisciplinaridade;Mapeamento cognitivo;Práticas pedagógicas;Coinvestigação;Integração de softwares de pesquisa
Data do documento: 2021
Citação: GÓES, Ubaldo Tonar Teixeira. Formação do educador-coinvestigador, desenvolvimento da coaprendizagem e práticas pedagógicas: convergências entre transdisciplinaridade, aprendizagem, mapeamento cognitivo e tecnologias. Orientador: Júlio Wilson Ribeiro. 2021. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Na realidade das rápidas mudanças do Século XXI, junto ao universo de renovação das práticas pedagógicas e/ou no desenvolvimento dessa pesquisa, a formação do Educador-coinvestigador deve ser repensada, sob a integração dos pressupostos da Transdisciplinaridade, das Tecnologias Digitais e do Mapeamento Cognitivo da informação. Sob tal cenário, nesta Tese foi realizada e investigada a formação de Educador-coinvestigador e sua aprendizagem significativa, levando em conta o processo de apropriação de novos conhecimentos e saberes, inter-relacionando-se os campos de conhecimento Aprendizagem, Cognição e Saberes. Para caracterizar esta pesquisa, adotou-se a disciplina Transdisciplinaridade, TIC e o Educador-coinvestigador (TTEC_2018.1), ofertada no primeiro semestre de 2018, pelo Doutorado de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os cursistas dessa disciplina eram: 11 (onze) Alunos-cursistas; 5 (cinco) Formador coinvestigador, entre estes, o proponente da presente Tese, e um outro Aluno de Doutorado, que participaram do núcleo da equipe de mediação das práticas e 1 (um) Formador-Coordenador, no caso o orientador da corrente Tese. Realizou-se o uso pedagógico do AVA TelEduc, para auxiliar o desenvolvimento das atividades online da disciplina, com destaque para o uso de Fóruns de discussão TelEduc, no aspecto de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa assíncrona, através da realização do mapeamento cognitivo, que foram investigados indicativos, de como os cursistas desenvolvem os processos de coaprendizagem e de coinvestigação, reconstroem múltiplos saberes e estabelecem inter-relações, entre conteúdos de diferentes subcampos de conhecimento. Especificamente, foram analisados e interpretados as narrativas, postadas colaborativamente pelos cursistas, nos Fóruns de Discussão TelEduc 2, 6, 8 e 9. Teórica e metodologicamente essa pesquisa, é de caráter qualitativo e de pesquisa-ação, que se fundamentou nos pressupostos: da transdisciplinaridade (DELEUZE, GUATTARI, NICOLESCU, MORIN, MORAES), do mapeamento cognitivo, coaprendizagem e coinvestigação (OKADA), do uso pedagógico e cognitivo tecnologias digitais (ALMEIDA, VALENTE), da Aprendizagem Significativa Ausubeliana (ASA) (AUSUBEL), da Análise Textual Discursiva (ATD) (GALIAZZI, MORAES) e da Análise Qualitativa Multidimensional (AQM) (RIBEIRO, SOUSA, VALENTE). Com o propósito de estabelecer uma estratégia cognitiva, na forma de um organizador prévio ausubeliano (AUSUBEL, 2003), utilizou-se o software Word Art, para formar Nuvem de palavras, e o software IRaMuTeQ, para elaborar Dendrogramas, com o intuito de emergir categorias dos Fóruns de discussão TelEduc 2, 6, 8 e 9, para se buscar a avaliação da aprendizagem dos cursista. Com as categorias definidas, com a ajuda das Nuvens de palavras e dos Dendrogramas, estas foram empregadas como entra de dados do software Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesiva (CHIC), para se obter as Árvores de similaridade, com o propósito de se extraír formas de correlações do tipo hierárquico e relacional, entre as categorias, para, à luz das narrativas dos cursistas, do referencial teórico e objetivos da Tese, se maturar o desenvolvimento da AQM, esta expressa na forma de metatextos descritivo e interpretativos. Ademais, sob uma ótica transdisciplinar, e resultantemente da AQM, realizada frente às ações pedagógicas postadas nos Fóruns TelEduc, emergiram junto aos cursistas indícios de interligações e apropriações de saberes e conteúdos, no cenário dos subcampos de conhecimento Aprendizagem, Cognição e Tecnologias, que suscitam o repensar da renovação dos pressupostos da Formação do Educador-coinvestigador, Coaprendizagem, e a integração de Práticas Pedagógicas Coinvestigativas.
Abstract: In the reality of the rapid changes of the 21st century, together with the universe of renewal of pedagogical practices and/or in the development of search, the formation of the Educator coinvestigator must be rethought, under the integration of the assumptions of Transdisciplinarity, Digital Technologies and Cognitive Mapping of information. Under such a scenario, in this Thesis the training of the Educator-coinvestigator and their significant learning was carried out and investigated, taking into account the process of appropriation of new knowledge and knowledge, interrelating the fields of knowledge Learning, Cognition and Knowledge. To characterize this search, the discipline Transdisciplinarity, ICT and the Educator-Co-investigator (TTEC_2018.1) was adopted, offered in the first half of 2018, by the Doctorate of Education at the Federal University of Ceará (UFC). The students of this course were: 11 (eleven) Student-Cursors; 5 (five) Trainer-co-investigator, among them, the proponent of this Thesis, and another Doctoral Student, who participated in the core of the mediation team of practices and 1 (one) Trainer-Coordinator, in this case the supervisor of the current Thesis. The pedagogical use of the VLE TelEduc was carried out to assist in the development of the discipline's online activities, with emphasis on the use of TelEduc Discussion Forums, in the aspect of favoring the development of asynchronous collaborative learning, through the realization of cognitive mapping, which indicative of how the course students develop the processes of co-learning and co-investigation, reconstruct multiple knowledge and establish inter-relations between contents of different subfields of knowledge were investigated. Specifically, the narratives posted collaboratively by the students in the TelEduc Discussion Forums 2, 6, 8 and 9 were analyzed and interpreted. Theoretically and methodologically the search is qualitative and research-action based on the following assumptions: da transdisciplinarity (DELEUZE, GUATTARI, NICOLESCU, MORIN, MORAES), cognitive mapping, co-learning and co-investigation (OKADA), pedagogical and cognitive use of digital technologies (ALMEIDA, VALENTE), Ausubelian Meaningful Learning (ASA) (AUSUBEL), Analysis Discursive Textual (ATD) (GALIAZZI, MORAES) and Multidimensional Qualitative Analysis (AQM) (RIBEIRO, SOUSA, VALENTE). With the purpose of establishing a cognitive strategy, in the form of a previous Ausubelian organizer (AUSUBEL, 2003), the Word Art software was used to form a Word Cloud, and the IRaMuTeQ software to prepare Dendrograms, with the aim of emerging categories of the TelEduc Discussion Forums 2, 6, 8 and 9, to seek the assessment of student learning. With the defined categories, with the help of Word Clouds and Dendrograms, these were used as data input for the Hierarchical, Implicative and Cohesive Classification (CHIC) software, to obtain the Similarity Trees, with the purpose of extracting forms from hierarchical and relational correlations between the categories, to, in light of the p students' narratives, the theoretical framework and objectives of the Thesis, the development of the AQM matures, expressed in the form of descriptive and interpretive metatexts. Furthermore, from a transdisciplinary perspective, and as a result of the AQM, carried out in front of the pedagogical actions posted on the TelEduc Forums, evidence of interconnections and appropriations of knowledge and content emerged with the course students, in the scenario of the knowledge subfields Learning, Cognition and Technologies, which they raise rethinking the renewal of the assumptions of Educator-Co-investigator Training, Co-learning, and the integration of Co investigative Pedagogical Practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63245
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tese_uttgoes.pdf9,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.