Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63157
Tipo: | Dissertação |
Título : | A compreensão dos gêneros textuais evocada pelas capacidades de linguagem em propostas de atividades nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental |
Autor : | Sousa, Maria Greiciane Mesquita |
Tutor: | Moura, Ana Célia Clementino |
Palabras clave : | Interacionismo sociodiscursivo;Capacidades de linguagem;Gêneros textuais |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SOUSA, Maria Greiciane Mesquita. A compreensão dos gêneros textuais evocada pelas capacidades de linguagem em propostas de atividades nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Ana Célia Clementino Moura. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O livro didático é o principal elemento que auxilia o professor no seu planejamento, na execução das aulas e como guia do cumprimento do currículo escolar. Por meio do PNLD, esse importante material que se constitui como o principal recurso didático para a aprendizagem dos alunos de escolas públicas no Brasil tem sido melhorado de forma a acompanhar as mudanças ocorridas no ensino. Referente ao ensino de línguas, o livro didático é um dos recursos didáticos que propicia a compreensão mais profunda das ações de linguagem por meio dos gêneros textuais, refletindo na formação crítico-reflexiva, social e cultural do aluno. No que diz respeito ao ensino de línguas, uma das bases teóricas adotadas nos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, e no Ceará o Documento Curricular Referencial do Ceará, é o Interacionismo Sociodiscursivo que compreende a língua como instrumento de interação. No escopo do ISD, a partir da didática de gêneros, a Escola de Genebra realiza seus estudos sobre as ações de linguagem destacando as capacidades de linguagem com componentes necessários à compreensão dos gêneros textuais. Diante desse panorama, nos propomos a analisar como os exercícios de compreensão de gêneros textuais dos livros didáticos de 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais requerem as capacidades de linguagem dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da linguística aplicada, ancorada nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo com Bronckart (1999), e da didática de gêneros textuais para o ensino de línguas, elaborados por Dolz, Pasquier, Bronckart (1993) e Dolz, Schneuwly (2004), compreendendo a importância dos estudos que se desenvolvem para o ensino de gêneros, a atuação do professor de línguas e os materiais didáticos utilizados como instrumentos de ensino, considerando os direcionamentos expostos nos PCN, na BNCC e no DCRC. Analisamos os enunciados dos exercícios de compreensão de gêneros textuais que compunham dois livros de língua portuguesa de 6° ano; o livro Português Linguagens, aprovado pelo PNLD para o triênio 2017/2018/2019 e o livro Se liga na língua, aprovado pelo PNLD para o triênio 2020/2021/2022. Ambos são utilizados em escolas públicas da cidade de Fortaleza - CE. Os dados da pesquisa nos mostram que os livros didáticos analisados apresentam uma perspectiva interacionista da linguagem e que há uma preocupação com o ensino de gêneros que estejam no cotidiano dos alunos. No entanto, em relação aos enunciados dos exercícios analisados no livro Português Linguagens, percebemos que há uma tendência em se trabalhar a visão global do texto, predominando os enunciados que requerem o uso da capacidade de ação, já que a maior parte dos enunciados fazem com que os alunos busquem informações explícitas no texto. Já no livro Se liga na língua, percebemos que os enunciados dos exercícios dão conta de requerer dos alunos a capacidade de ação, a capacidade discursiva e a capacidade linguístico-discursiva. |
Abstract: | The textbook is the main element that assists the teacher in his planning, in the execution of classes and as a guide for the fulfillment of the school curriculum. Through the PNLD, this important material is the main didactic resource for the learning of public school students in Brazil has been improved to keep up with changes in education. Regarding language teaching, the textbook is one of the teaching resources that provides a deeper understanding of language actions through textual genres, reflecting on the critical-reflective, social and cultural formation of the student. With regard to language teaching, one of the theoretical bases adopted in the official documents, like the National Curriculum Parameters , the Common National Curriculum Base, and in Ceará the Reference Curriculum Document of Ceará, it is sociodiscursive interactionism that understands language as an instrument of interaction. In the scope of ISD, from the didactics of genres, the Geneva School conducts its studies on language actions highlighting the language skills of highlighting language capabilities with components necessary for understanding textual genres. In view of this panorama, we propose to analyze how the exercises of understanding textual genres of the 6th grade textbooks of elementary school - Final Years Require Students' Language Skills. The research was developed in the field of applied linguistics, anchored in the theoretical assumptions of Sociodiscursive Interactionism, elaborated by Bronckart (1999), and the didactics of textual genres for the teaching of languages, elaborated by Dolz, Pasquier, Bronckart (1993) and Dolz, Schneuwly (2004), understanding the importance of studies that develop for the teaching of genres, the performance of the language teacher and the teaching materials used as teaching tools, considering the directions exposed in the PCN, BNCC and DCRC. We analyze the statements of the exercises of understanding textual genres who composed two 6th grade Portuguese-language books; the book Portuguese Languages, approved by the PNLD for the triennium 2017/2018/2019 and the book Connects in the language, approved by the PNLD for the triennium 2020/2021/2022. Both used in public schools in the city of Fortaleza - CE. The research data show us that the analyzed textbooks present an interactionist perspective of language and that there is a concern with the teaching of genres that are in the students' daily lives. However, in relation to the statements of the exercises analyzed in the book Portuguese Languages, we noticed that there is a tendency to work on the global view of the text, with a predominance of statements that require the use of action skills, since most of the statements make the students search for explicit information in the text. On the other hand, in the book Watch out for the Language, we noticed that the statements of the exercises require students to use action skills, discursive skills, and linguistic-discursive skills. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63157 |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_mgmsousa.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.