Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62899
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | XPERTS SUS: metodologia de construção de jogo educativo em apoio à formação de pessoal para o Sistema Único de Saúde |
Título em inglês: | XPERTS SUS: educational game construction methodology in support of personnel training for the unified health system |
Autor(es): | Bezerra, Thaynara Venancio Silva, Mikaelle Ysis da Moreira, Maria Regilânia Lopes Machado, Lucas Dias Soares Lopes, Maria do Socorro Vieira Martins, Álissan Karine Lima |
Palavras-chave: | Capacitação Profissional;Tecnologia educacional;Pessoal de Saúde;Saúde Pública;Sistema Único de Saúde |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citação: | BEZERRA, Thaynara Venancio et al. XPERTS SUS: metodologia de construção de jogo educativo em apoio à formação de pessoal para o Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 01-17, ago. 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/61217/197561. Acesso em: 10/ 12/2021. |
Resumo: | Objetivo: Descrever a construção de um jogo educativo para o ensino de Saúde Coletiva, direcionada à formação de profissionais da saúde. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: delineamento teórico, caracterizado pela realização de uma revisão integrativa e elaboração do projeto de pesquisa, com submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa; delineamento empírico, realização de um grupo focal e apropriação da temática a ser abordada no jogo; e desenvolvimento do jogo, mediante os níveis de cognição da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar. Resultados: Optou-se pelo jogo de tabuleiro, por considerá-lo recurso atrativo e dinâmico, denominado XPERTS SUS. Contém 45 casas, divididas em cinco seções com cores específicas. As cartas do jogo têm 100 questões sobre marcos histórico da saúde no Brasil, legislação do SUS, aspectos sobre gestão, Normas Operacionais Básicas, Normas Operacionais da Assistência à Saúde e Pacto pela Saúde. Conclusão: O processo de construção do jogo se apresenta como viabilizador de contribuições para o ensino-aprendizagem, na formação de enfermeiros e outras categorias profissionais atuantes na perspectiva de fortalecer e consolidar o SUS. |
Abstract: | Objective: Describe the construction of an educational game for the teaching of Collective Health, aimed at training health professionals Methods : Methodological study, developed in three stages: theoretical design, characterized by an integrative review and elaborat ion of the research project, with submission to the Research Ethics Committee; empirical design, creation of a focus group and appropriation of the theme to be addressed in the game; and game development, through Bloom ’s Taxonomy cognition levels: remember , understand, apply, analyze, synthesize and create. Results : The board game was chosen, considering it an attractive and dynamic resource, called XPERTS SUS. Contains 45 houses, divided into five sections with specific colors . The game cards have 100 ques tions about health historical milestones in Brazil, SUS legislation, management aspects, Basic Operational Norms, Operational Norms of Health Care and Pact for Health. Conclusion: The process of building the game is presented as enabling contributions to t eaching and learning, in the training of nurses and other professional categories active in the perspective of strengthening and consolidating SUS. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62899 |
ISSN: | 2525-9563 |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_tvbezerra.pdf | 344,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.