Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62733
Tipo: Resumo
Título : Diálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia)
Autor : Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de
Miranda, Luciana Lobo
Palabras clave : Tecnologia e educação;Professores - Educação (Educação permanente);Ensino
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; MIRANDA, Luciana Lobo. Diálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as implicações do curso Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar no fazer pedagógico dos docentes de uma escola da rede pública de ensino em Fortaleza. O curso está vinculado ao Programa de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia, que produz conteúdo educativo e realiza ações de extensão em escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana. O curso foi ministrado por integrantes do programa, dentre estudantes da graduação e da pós-graduação, dos cursos de comunicação, psicologia e cinema e audiovisual. Tal interdisciplinaridade permitiu problematizar os usos da mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar, através de discussões qualificadas sobre seus usos dentro e fora de sala de aula. A atividade também nos permitiu analisar como esses meios de comunicação são utilizados: seja como recurso didático, objeto de análise e/ou forma de expressão. O curso foi criado como dispositivo da pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” e contou com a participação de 25 professores. Teve duração de 64h (40h teóricas e 24h práticas) que ocorreram aos sábados entre os meses de Setembro/2015 e Junho/2016. A participação dos docentes foi voluntária e não atrapalhou suas atividades escolares. O curso foi dividido em módulos e ministrado através de aulas expositivas, de grupos de discussão e oficinas de fanzine e de audiovisual. Dessa forma, discutiu-se a função social da escola na contemporaneidade, analisando o uso da internet e do celular na escola e propondo estratégias pedagógicas alternativas que envolvam a mídia no cotidiano de sala de aula. Por fim, conseguiu-se qualificar a ação docente na relação com a mídia, sob três aspectos: no planejamento e execução de aulas que utilizem recursos midiáticos; na apropriação de recursos comunicacionais e como expressão no cotidiano escolar, através da produção de dois vídeos pelos professores, envolvendo a relação escola-mídia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62733
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_tcdoliveira.pdf46,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.