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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Taciana Cordeiro Dantas de-
dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.date.accessioned2021-12-03T18:53:56Z-
dc.date.available2021-12-03T18:53:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; MIRANDA, Luciana Lobo. Diálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62733-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDiálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo apresentar as implicações do curso Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar no fazer pedagógico dos docentes de uma escola da rede pública de ensino em Fortaleza. O curso está vinculado ao Programa de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia, que produz conteúdo educativo e realiza ações de extensão em escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana. O curso foi ministrado por integrantes do programa, dentre estudantes da graduação e da pós-graduação, dos cursos de comunicação, psicologia e cinema e audiovisual. Tal interdisciplinaridade permitiu problematizar os usos da mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar, através de discussões qualificadas sobre seus usos dentro e fora de sala de aula. A atividade também nos permitiu analisar como esses meios de comunicação são utilizados: seja como recurso didático, objeto de análise e/ou forma de expressão. O curso foi criado como dispositivo da pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” e contou com a participação de 25 professores. Teve duração de 64h (40h teóricas e 24h práticas) que ocorreram aos sábados entre os meses de Setembro/2015 e Junho/2016. A participação dos docentes foi voluntária e não atrapalhou suas atividades escolares. O curso foi dividido em módulos e ministrado através de aulas expositivas, de grupos de discussão e oficinas de fanzine e de audiovisual. Dessa forma, discutiu-se a função social da escola na contemporaneidade, analisando o uso da internet e do celular na escola e propondo estratégias pedagógicas alternativas que envolvam a mídia no cotidiano de sala de aula. Por fim, conseguiu-se qualificar a ação docente na relação com a mídia, sob três aspectos: no planejamento e execução de aulas que utilizem recursos midiáticos; na apropriação de recursos comunicacionais e como expressão no cotidiano escolar, através da produção de dois vídeos pelos professores, envolvendo a relação escola-mídia.pt_BR
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