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Tipo: Resumo
Título : Estima de lugar e indicadores afetivos de contrastes em jovens da rede de ensino formal da cidade de Fortaleza/CE
Autor : Viana, Romell Parente
Farias, Nazka Fernandes
Marques, Ana Paula
Lima, Ariane Gleice Pires
Bomfim, Zulmira Aurea Cruz
Palabras clave : Jovens - Psicologia;Psicologia ambiental
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : VIANA, Romell Parente; FARIAS, Nazka Fernandes; MARQUES, Ana Paula; LIMA, Ariane Gleice Pires; BOMFIM, Zulmira Aurea Cruz. Estima de lugar e indicadores afetivos de contrastes em jovens da rede de ensino formal da cidade de Fortaleza/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O projeto de Extensão Diagnóstico-Ação pelos Mapas Afetivos objetivou compreender junto aos alunos do Ensino Médio de uma escola da Rede Particular da cidade de Fortaleza/CE acerca da percepção destes sobre seu local de moradia e ambiente escolar e intervir, de forma construtiva, em novas formas de ampliar a relação do jovem com o ambiente. Fundamentou-se no aporte teórico da Psicologia Ambiental e tomou as categorias teóricas Estima de Lugar e Contrastes como norteadores de investigação. Este projeto faz parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC e é desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS). Metodologicamente foram realizadas visitas e atividades divididas em três etapas distintas. A primeira etapa correspondeu à aplicação do Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos – IGMA (BOMFIM, 2010), que possibilitou diagnosticar a implicação do indivíduo com o lugar por intermédio de imagens, metáforas e sentidos, através de significados simbólicos e afetivos, sendo aplicados com 150 alunos, aproximadamente. A segunda etapa consistiu na construção de um espaço dialogado, em formato de Círculo de Cultura (FREIRE, 1960), com 15 alunos que se voluntariaram, possibilitando a sensibilização desses jovens para a implicação destes com o ambiente, de forma a refletir sobre aspectos físicos e psicossociais. Além disso, o contato com esses significados facilitam e instigam o sujeito a agir e transformar seu ambiente, deixar sua marca pessoal e implicar-se na relação pessoa-ambiente, significativamente. A terceira etapa consistiu em realizar uma Oficina de Fanzines, de forma a gerar um produto das discussões realizadas. Durante as atividades percebemos que as relações estabelecidas junto à vizinhança, aos amigos e aos atores da escola se destacam enquanto elementos de possível potencial de ações ou mesmo de uma implicação dos alunos no bairro e no ambiente escolar.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62684
Derechos de acceso: Acesso Aberto
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