Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62586
Tipo: | TCC |
Título : | Inteligências linguística e espacial em aulas de biologia do desenvolvimento no ensino superior: uma experiência a ser utilizada no ensino médio |
Autor : | Guimarães, João Marcos Fidele |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave : | Ensino de biologia;Inteligências múltiplas;Pesquisa;Monitoria |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | GUIMARÃES, João Marcos Fidele. Inteligências linguística e espacial em aulas de biologia do desenvolvimento no ensino superior: uma experiência a ser utilizada no ensino médio. 2018. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de bi ologia é um desafio e pode ser maior ainda para aqueles que estão terminando o curso de Ciências Biológicas na modalidade de licenciatura. Existe uma necessidade de aproximar os futuros professores dos conceitos da Educação. A pesquisa na Educação, juntame nte com as atividades de monitoria, aproxima os alunos da realidade do professor na sala de aula e traz em um maior contato com a Educação. Utilizando textos, vídeos e modelos durante as aulas da disciplina de Biologia do Desenvolvimento Animal, fo ram anali sad as, através de questionário e entrevista coletiva as contribuições da teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, enfocando as inteligências linguística e espacial. Os alunos entrevistados sentiram uma diferença significativa entre o ensino tradicio nal, expositivo e o ensino com recursos que estimulam as inteligências e contextualizam o conteúdo. As experiências vividas na graduação podem ser levadas para o Ensino Básico, de forma que novos horizontes são abertos para os professores e para os alunos. |
Abstract: | The teaching of biology is a challenge and can be even more for those who are finishing the course in Biological Sciences in the form of bachelor. There is a need to bring the future teachers of the concepts of education. The research in education, along with the activities of monitoring, brings students from the reality of the teacher in the cla ssroom and bring a greater contact with education Using texts, videos and models during the lessons of the discipline of biology of animal development, were analyzed by means of a questionnaire and interview collective, the contributions of the theory o f Multiple Intelligences of Gardner, focusing on the linguistic and spatial intelligences The students interviewed felt a significant difference between the traditional teaching, expository and teaching with resources that stimulate the intelligences and contextualize the content. The experiences in undergraduate training can be taken to basic education, so that new horizons are opened for teachers and for students |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62586 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_jmfguimarães.pdf | 344,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.