Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Roberto Feitosa | - |
dc.contributor.author | Guimarães, João Marcos Fidele | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T14:24:54Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T14:24:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, João Marcos Fidele. Inteligências linguística e espacial em aulas de biologia do desenvolvimento no ensino superior: uma experiência a ser utilizada no ensino médio. 2018. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62586 | - |
dc.description.abstract | The teaching of biology is a challenge and can be even more for those who are finishing the course in Biological Sciences in the form of bachelor. There is a need to bring the future teachers of the concepts of education. The research in education, along with the activities of monitoring, brings students from the reality of the teacher in the cla ssroom and bring a greater contact with education Using texts, videos and models during the lessons of the discipline of biology of animal development, were analyzed by means of a questionnaire and interview collective, the contributions of the theory o f Multiple Intelligences of Gardner, focusing on the linguistic and spatial intelligences The students interviewed felt a significant difference between the traditional teaching, expository and teaching with resources that stimulate the intelligences and contextualize the content. The experiences in undergraduate training can be taken to basic education, so that new horizons are opened for teachers and for students | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.title | Inteligências linguística e espacial em aulas de biologia do desenvolvimento no ensino superior: uma experiência a ser utilizada no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino de bi ologia é um desafio e pode ser maior ainda para aqueles que estão terminando o curso de Ciências Biológicas na modalidade de licenciatura. Existe uma necessidade de aproximar os futuros professores dos conceitos da Educação. A pesquisa na Educação, juntame nte com as atividades de monitoria, aproxima os alunos da realidade do professor na sala de aula e traz em um maior contato com a Educação. Utilizando textos, vídeos e modelos durante as aulas da disciplina de Biologia do Desenvolvimento Animal, fo ram anali sad as, através de questionário e entrevista coletiva as contribuições da teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, enfocando as inteligências linguística e espacial. Os alunos entrevistados sentiram uma diferença significativa entre o ensino tradicio nal, expositivo e o ensino com recursos que estimulam as inteligências e contextualizam o conteúdo. As experiências vividas na graduação podem ser levadas para o Ensino Básico, de forma que novos horizontes são abertos para os professores e para os alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_jmfguimarães.pdf | 344,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.