Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais
Autor(es): Darido, Suraya Cristina
Betti, Irene Conceição Rangel
Ramos, Glauco Nunes Souto
Galvão, Zenaide
Ferreira, Lilian Aparecida
Silva, Eduardo Vinicius mota e
Rodrigues, Luiz Henrique
Sanches, Luiz
Pontes, Gustavo
Felipe, Cunha
Palavras-chave: Educação física escolar;Proposta pedagógica
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Citação: DARIDO, Suraya Cristina et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.
Resumo: O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica. Os PCNs - área Educação Física para o 3o. e 4o. ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais contribuições podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_scdarido.pdf338,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.