Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62521
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos(as): impressões na formação inicial de professores(as)
Título en inglés: Physical education in high school and in youth and adulthood education: impressions from teacher education
Autor : Santos, Carlos Átila Lima dos
Alves, Priscila Rose de Oliveira
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
Palabras clave : Educação física;Ensino médio;Educação de jovens e adultos;Physical education;High school;Youth and adulthood education
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Prática Docente
Citación : SANTOS, Carlos Átila Lima dos et al. Educação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos(as): impressões na formação inicial de professores(as). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 870-888, maio/ago. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo, apresentamos impressões sobre a inserção da Educação Física no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA), a partir das narrativas dos(as) alunos(as) que frequentam a Educação Básica. O objetivo é identificar a importância e o sentido atribuído à Educação Física pelos(as) estudantes do Ensino Médio e da EJA. Analisamos qualitativamente as falas dos(as) estudantes utilizando da pesquisa interpretativa com entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível identificar simbolismos marcantes nas falas dos(as) estudantes, como o conteúdo esportivo ser predominante nas aulas, vivências no formato simplista de “rolar a bola” e a ausência do componente curricular na EJA. Como contraponto às impressões, consideramos a importância da formação inicial no processo de legitimidade e o posicionamento do(a) professor(a) perante a comunidade escolar para estabelecer o espaço da Educação Física no currículo escolar e como prática significativa ao(à) aluno(a).
Abstract: In this article, we present impressions about the insertion of Physical Education in High School and in Youth and Adulthood Education (EJA), from the narratives of students who attend Basic Education. The objective is to identify the importance and meaning attributed to Physical Education by High School and EJA students. We analyzed the students’ statements qualitatively using interpretive research with semi-structured interviews. As a result, it was possible to identify striking symbolisms in the students’ statements, such as sports content being predominant in classes, experiences in the simplistic format of “rolling the ball” and the absence of the curricular component in the EJA. As a counterpoint to their impressions, we consider the importance of the teacher education in the legitimacy process and the position of each teacher towards the school community to establish the space of Physical Education in the school curriculum and as an embodied practice to the students.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62521
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_calsantos.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.