Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carlos Átila Lima dos-
dc.contributor.authorAlves, Priscila Rose de Oliveira-
dc.contributor.authorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorSanches Neto, Luiz-
dc.date.accessioned2021-11-26T14:32:59Z-
dc.date.available2021-11-26T14:32:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Átila Lima dos et al. Educação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos(as): impressões na formação inicial de professores(as). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 870-888, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62521-
dc.description.abstractIn this article, we present impressions about the insertion of Physical Education in High School and in Youth and Adulthood Education (EJA), from the narratives of students who attend Basic Education. The objective is to identify the importance and meaning attributed to Physical Education by High School and EJA students. We analyzed the students’ statements qualitatively using interpretive research with semi-structured interviews. As a result, it was possible to identify striking symbolisms in the students’ statements, such as sports content being predominant in classes, experiences in the simplistic format of “rolling the ball” and the absence of the curricular component in the EJA. As a counterpoint to their impressions, we consider the importance of the teacher education in the legitimacy process and the position of each teacher towards the school community to establish the space of Physical Education in the school curriculum and as an embodied practice to the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Prática Docentept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectYouth and adulthood educationpt_BR
dc.titleEducação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos(as): impressões na formação inicial de professores(as)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, apresentamos impressões sobre a inserção da Educação Física no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA), a partir das narrativas dos(as) alunos(as) que frequentam a Educação Básica. O objetivo é identificar a importância e o sentido atribuído à Educação Física pelos(as) estudantes do Ensino Médio e da EJA. Analisamos qualitativamente as falas dos(as) estudantes utilizando da pesquisa interpretativa com entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível identificar simbolismos marcantes nas falas dos(as) estudantes, como o conteúdo esportivo ser predominante nas aulas, vivências no formato simplista de “rolar a bola” e a ausência do componente curricular na EJA. Como contraponto às impressões, consideramos a importância da formação inicial no processo de legitimidade e o posicionamento do(a) professor(a) perante a comunidade escolar para estabelecer o espaço da Educação Física no currículo escolar e como prática significativa ao(à) aluno(a).pt_BR
dc.title.enPhysical education in high school and in youth and adulthood education: impressions from teacher educationpt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_calsantos.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.