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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
Título em inglês: self educative themes and challenges for physical education teachers towards didactics and social justice
Autor(es): Venâncio, Luciana
Bruno, Brena Dias
Silva, Iury Crislano de Castro
Flor, Breno José Mascarenhas Sá de
Gonçalves, Yasmin
Sanches Neto, Luiz
Palavras-chave: Colaboração;Criticidade;Complexidade;Currículo;Interseccionalidades;Collaboration;Criticality;Complexity;Curriculum;Intersectionality
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Cenas Educacionais
Citação: VENANCIO, Luciana et al. Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n.10, p. 1-40, 2021.
Resumo: Há pertinência da didática aos saberes específicos de cada área, correspondendo à noção de didática dos conteúdos específicos (Fachdidaktik). O objetivo deste artigo é analisar os desafios formativos sobre a temática relacionada à didática e justiça social durante a formação inicial em educação física. Investigamos qualitativamente o contexto situado do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. A disciplina “didática e educação física” consta na matriz curricular como obrigatória no curso, nos períodos diurno e noturno. O planejamento da disciplina foi relacionado à justiça social, com participação efetiva dəs estudantes e monitores do programa de iniciação à docência. Os principais temas apontados foram: (in)equidade; racismo; criticidade, reflexão e empoderamento; proeminência do lugar de fala e da escuta sensível como saberes necessários
Abstract: Didactics are pertinent to the specific knowledge of each area, corresponding to the notion of specific subject didactics (Fachdidaktik). The objective of this article is to analyze the educational challenges related to didactics and social justice during the initial teacher education in physical education. We have investigated qualitatively the context of the undergraduate degree course in physical education teaching at the Federal University of Ceará. The discipline “didactics and physical education” is included in the curricular matrix as mandatory in the course, in the day and night cohorts. The discipline planning was related to social justice, with effective participation of students and monitors from the teaching initiation program. The main themes pointed out were: (in)equity; racism; criticality, reflection and empowerment; prominence of the place of speech and sensitive listening as necessary knowledge
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501
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