Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorBruno, Brena Dias-
dc.contributor.authorSilva, Iury Crislano de Castro-
dc.contributor.authorFlor, Breno José Mascarenhas Sá de-
dc.contributor.authorGonçalves, Yasmin-
dc.contributor.authorSanches Neto, Luiz-
dc.date.accessioned2021-11-25T17:44:38Z-
dc.date.available2021-11-25T17:44:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVENANCIO, Luciana et al. Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n.10, p. 1-40, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501-
dc.description.abstractDidactics are pertinent to the specific knowledge of each area, corresponding to the notion of specific subject didactics (Fachdidaktik). The objective of this article is to analyze the educational challenges related to didactics and social justice during the initial teacher education in physical education. We have investigated qualitatively the context of the undergraduate degree course in physical education teaching at the Federal University of Ceará. The discipline “didactics and physical education” is included in the curricular matrix as mandatory in the course, in the day and night cohorts. The discipline planning was related to social justice, with effective participation of students and monitors from the teaching initiation program. The main themes pointed out were: (in)equity; racism; criticality, reflection and empowerment; prominence of the place of speech and sensitive listening as necessary knowledgept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCenas Educacionaispt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadespt_BR
dc.subjectCollaborationpt_BR
dc.subjectCriticalitypt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.titleTemas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça socialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrHá pertinência da didática aos saberes específicos de cada área, correspondendo à noção de didática dos conteúdos específicos (Fachdidaktik). O objetivo deste artigo é analisar os desafios formativos sobre a temática relacionada à didática e justiça social durante a formação inicial em educação física. Investigamos qualitativamente o contexto situado do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. A disciplina “didática e educação física” consta na matriz curricular como obrigatória no curso, nos períodos diurno e noturno. O planejamento da disciplina foi relacionado à justiça social, com participação efetiva dəs estudantes e monitores do programa de iniciação à docência. Os principais temas apontados foram: (in)equidade; racismo; criticidade, reflexão e empoderamento; proeminência do lugar de fala e da escuta sensível como saberes necessáriospt_BR
dc.title.enself educative themes and challenges for physical education teachers towards didactics and social justicept_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_lvenâncio.pdf9,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.