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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Pontes mistas de aço e concreto em seção caixão com protensão externa: procedimentos de cálculo e de projeto
Autor : Nicoletti, Renato Silva
Almeida, Marcela Moreira da Rocha
Rossi, Alexandre
Souza, Alex Sander Clemente de
Martins, Carlos Humberto
Albuquerque, Augusto Teixeira de
Palabras clave : Ponte mista;Protensão;Viga caixão;Análise numérica
Fecha de publicación : 2020
Editorial : https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/search
Citación : NICOLETTI, Renato Silva; ALMEIDA, Marcela Moreira da Rocha; ROSSI, Alexandre; SOUZA, Alex Sander Clemente; MARTINS, Carlos Humberto; ALBUQUERQUE, Augusto Teixeira de . Pontes mistas de aço e concreto em seção caixão com protensão externa: procedimentos de cálculo e de projeto. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa-PB, n. 51, p. 181-194, set. 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os procedimentos de projeto e os aspectos construtivos de pontes mistas de aço e concreto em viga caixão com protensão externa. A associação entre aço e concreto tem sido uma solução eficiente para a formação de elementos estruturais mistos, gerando vantagens importantes, como dispensa de fôrmas e escoramentos; redução do peso próprio e do volume da estrutura; aumento da precisão dimensional; redução do consumo de aço estrutural e menor necessidade de proteções contra incêndio e corrosão nos perfis metálicos. Por sua vez, o concreto protendido caracteriza-se pela introdução na estrutura de solicitações opostas às das cargas decorrentes do seu uso, acarretando numa melhoria na resistência e em seu comportamento mecânico. Nesse contexto, as estruturas mistas de aço e concreto com protensão externa configuram uma ótima solução para vencer grandes vãos, atender às limitações arquitetônicas e para reforçar/ recuperar estruturas metálicas ou mistas já existentes. Visto isso, e justificando-se na crescente demanda por técnicas construtivas e na necessidade de melhoria de infraestrutura do país, a investigação sobre novas tecnologias intentando-se o seu uso é de grande valia.
Abstract: This paper aims to present the design procedures and the guidelines for construction aspects of steel-concrete composite box girder bridges with external prestressing. The association between steel and concrete has been an efficient solution for the formation of composite structural elements, generating important advantages, such as dispensing formwork and shoring; reduction of own weight and volume of the structure; increased dimensional accuracy; reduction in consumption of structural steel and less need for protection against fire and corrosion in metal profiles. In turn, prestressed concrete is characterized by the introduction in the structure of stresses opposite to the loads resulting from its use, resulting in an improvement in strength and in its mechanical behavior. In this context, the steel-concrete composite structures with external prestressing are a great solution to overcome large spans, meet architectural limitations and to reinforce/recover existing metallic or composite structures. In view of this, and justified by the growing demand for construction techniques and the need to improve the country’s infrastructure, research into new technologies with the intention of using them is of great value.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62490
ISSN : 2447-9187 (eletrônico)
1517-0306 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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