Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62396
Tipo: | TCC |
Título : | Imagens e o ensino de evolução: o que os alunos compreendem a partir do que veem |
Autor : | Lima, Ana Kamila Medeiros |
Tutor: | Gallão, Maria Izabel |
Palabras clave : | Imagens;Ensino de evolução;Ensino médio;Evolução humana;Darwinismo |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | LIMA, Ana Kamila Medeiros. Imagens e o ensino de evolução: o que os alunos compreendem a partir do que veem. 2018. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Imagens são importantes elementos facilitadores de entendimento de diversos campos do conhecimento e que são muito recorridas pelas pessoas, independente de sua faixa etária. No entanto deve-se atentar ao uso de imagens inadequadas que acabam por transmitir ao leitor um entendimento equivocado do assunto ou de algum conceito. Sabendo disso, o foco do presente trabalho foi avaliar a influência de imagens com erros conceituais no entendimento da temática da evolução por meio das respostas obtidas na aplicação de dois modelos de questionário, um contendo imagens e o outro não, com 100 alunos do ensino médio de três escolas da rede pública de Fortaleza-CE e também por meio da análise individual de cada imagem selecionada. Os resultados foram discutidos e comparados entre si e também com os conceitos-padrão que foram estabelecidos. |
Abstract: | Images are important elements that facilitate understanding of different fields of knowledge and that are widely used by people, regardless of age. However, one should pay attention to the use of inappropriate images that end up giving the reader a misunderstanding of the subject or concept. Knowing this, the focus of the present work was to evaluate the influence of images with conceptual errors in the understanding of the thematic of evolution through the answers obtained in the application of two questionnaire models, one containing images and the other not, with 100 students from three high schools of the public network of Fortaleza- CE and also through the individual analysis of each selected image. The results were discussed and compared with each other and with the standard concepts that were established. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62396 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_akmlima.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.