Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGallão, Maria Izabel-
dc.contributor.authorLima, Ana Kamila Medeiros-
dc.date.accessioned2021-11-23T17:54:47Z-
dc.date.available2021-11-23T17:54:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Kamila Medeiros. Imagens e o ensino de evolução: o que os alunos compreendem a partir do que veem. 2018. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62396-
dc.description.abstractImages are important elements that facilitate understanding of different fields of knowledge and that are widely used by people, regardless of age. However, one should pay attention to the use of inappropriate images that end up giving the reader a misunderstanding of the subject or concept. Knowing this, the focus of the present work was to evaluate the influence of images with conceptual errors in the understanding of the thematic of evolution through the answers obtained in the application of two questionnaire models, one containing images and the other not, with 100 students from three high schools of the public network of Fortaleza- CE and also through the individual analysis of each selected image. The results were discussed and compared with each other and with the standard concepts that were established.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectEnsino de evoluçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectDarwinismopt_BR
dc.titleImagens e o ensino de evolução: o que os alunos compreendem a partir do que veempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrImagens são importantes elementos facilitadores de entendimento de diversos campos do conhecimento e que são muito recorridas pelas pessoas, independente de sua faixa etária. No entanto deve-se atentar ao uso de imagens inadequadas que acabam por transmitir ao leitor um entendimento equivocado do assunto ou de algum conceito. Sabendo disso, o foco do presente trabalho foi avaliar a influência de imagens com erros conceituais no entendimento da temática da evolução por meio das respostas obtidas na aplicação de dois modelos de questionário, um contendo imagens e o outro não, com 100 alunos do ensino médio de três escolas da rede pública de Fortaleza-CE e também por meio da análise individual de cada imagem selecionada. Os resultados foram discutidos e comparados entre si e também com os conceitos-padrão que foram estabelecidos.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_akmlima.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.